free web
stats

Portugal ocupa 36º lugar em Índice de Desempenho Logístico do World Bank

Numa lista que compara o Desempenho Logístico em 160 países no ano de 2016, Portugal surge em trigésimo sexto lugar. A liderar o Índice de Desempenho Logístico publicado pelo World Bank (WB) está a Alemanha e no último lugar a Síria.

Acima de Portugal encontram-se países como a Espanha, 23ª posição, Luxemburgo, 2º lugar, ou a China em 27º lugar. No âmbito da CPLP, depois de Portugal, o Brasil surge como o melhor colocado, ocupa a posição 55. Apresentam-se ainda na lista Moçambique, 84º, Guiné Bissau, 128º, São Tomé e Príncipe, posição 133. A lista fecha com Angola no lugar 139.

Além da apreciação global do desempenho logístico, a lista WB compreende indicadores como desempenho do processo alfandegário, 30 posição. Qualidade das infraestruturas – portos, aeroportos, rodovia, ferrovia, e tecnologia informativa – posição 49. Competitividade logística e Shipping internacional, posição 47. Tracking & tracing e Timeliness, posições 29 e 27 respectivamente.

O Índice de Desempenho Logístico de 2016 é publicado pelo WB, e apresenta-se como uma ferramenta de benchmarking criada para ajudar os países a identificar os desafios e oportunidades na área da logística, para optimizar a performance.