free web
stats

Novo quadro regulamentar da segurança ferroviária em debate dia 16

Com o título “Segurança não é negócio”, a FECTRANS informa na sua página que o SNTSF (Sindicato Nacional de Trabalhadores do Sector Ferroviário) vai promover um debate sobre a nova regulamentação ferroviária. A sessão terá lugar dia 16 no auditório do STAL entre as 10 e as 13 horas.

A segurança ferroviária, refere a organização, “tem implicações no serviço, nos trabalhadores e nos utentes, pelo que, qualquer alteração não pode ser vista na óptica economicista e tem que ter um amplo debate, que não está a ser feito, nem se verifica que haja qualquer intenção de a fazer”.

A iniciativa vem ao encontro da normalização do quadro regulamentar da segurança ferroviária em curso no sector. A implementação prevê uma nova cultura de segurança no modo ferroviário.

Nesse sentido o sindicato assume a posição de procurar os ferroviários para debater o processo. “No seguimento das tomadas de posição anterior vamos realizar este debate com trabalhadores do sector, sendo aberta à participação de todos que tenham contributos a dar nesta matéria e, a partir das conclusões, iremos dar continuidade a uma linha de intervenção em defesa de um serviço ferroviário seguro, para trabalhadores e utentes e combateremos todas as tentativas de, a pretexto das alterações, se tentar implementar medidas de redução de postos de trabalho que terão também reflexos na qualidade do serviço e apoio aos utentes”, lê se na página da Federação.

Para abordar o tema na sessão o SNTSF vai convidar um técnico, mas a ideia passa por partir para a discussão na base da experiência de quem lida com estas questões todos os dias. O debate sobre a nova regulamentação ferroviária terá lugar no dia 16 de Fevereiro de 2017, entre as 10h e as 13 horas, no auditório do STAL, situado na rua D. Luís I, nº 20-F, em Lisboa.