free web
stats

AV Paris Barcelona adiado para 28 de abril

640px-TGV-Duplex_Paris

img: Sebastian Terfloth

A entrada em funcionamento da ligação ferroviária direta em alta velocidade prevista para o inicio de abril, entre a capital francesa e a capital da Catalunha, só deve acontecer no final mês. Problemas técnicos do lado catalão, com os modelos da SNCF previstos para a ligação, condicionam a estreia do serviço direto entre as duas cidades para 28 de abril.

O calendário estabelecido para a ligação entre Espanha e França  sem paragem técnica em Figueres,  fica assim por cumprir. Segundo fontes conhecedoras do processo de homologação, os problemas resultam do sistema de segurança ERMTS não autorizar a viagem à velocidade desejada no lado espanhol por parte do TGV francês. A ligação entre Paris e Barcelona está prevista ser realizada  pelos comboios de alta velocidade da SNCF S100.

A garantia da data avançada de 28 de abril para a inauguração do serviço direto, foi dada por  Mariano Raroy,  Primeiro Ministro  espanhol, e confirmada, sem grandes detalhes, pela ministra que tem a responsabilidade do setor Ana Pastor.

Há algumas semanas em declarações ao jornal espanhol el Periodico, Julio Gómez-Pomar Rodriguez, Presidente da Renfe,  referia “estamos muito condicionados pelos problemas de homologação. São questões de ordem técnica, não politica. “

A ligação entre França e Espanha em alta velocidade tem vindo a ser preparada desde Agosto de 2012.