free web
stats

Pedro Marques em visita ao Alto Minho e região do Ave

O ministro do Planeamento e Infraestruturas visita esta quinta-feira as obras de electrificação na linha do Minho. A agenda marca ainda presença em Guimarães e Vila Praia de Âncora e Valença.

Em visita de 2 dias ao Alto Minho e região do Ave, Pedro Marque passa esta quinta-feira, 16 de Março, mas perto da madrugada de sexta, pelas obras de electrificação do troço Nine Viana do Castelo da linha do Minho em Viana do Castelo.

Na manhã de sexta-feira, na estação de Valença, procede ao “Lançamento do concurso para a Modernização da Linha do Minho – Troço Viana/Valença”, e da parte da tarde, em Vila Praia de Âncora, à “Assinatura do Protocolo para a construção da Passagem Inferior Pedonal na Linha do Minho”.

Ecopista Guimarães- Fafe

Ainda na quinta-feira, ao final da tarde, o ministro procede à “Assinatura de Protocolo para a construção de Ecopistas em Guimarães”, na estação de Guimarães. O equipamento instalado no antigo canal ferroviário do Guimarães-Fafe já está construída, e a intenção de subconcessionar ecopista à edilidade da cidade berço, já vem do tempo da REFER. O protocolo rectifica a gestão do equipamento, que passa para a Câmara, por um período que deve rondar os 25 anos.

Sobre a ecopista adianta a IP: “o troço da Linha de Guimarães [entre o quilómetro 59,590 e o quilómetro 71,990.], está inserido num ambiente paisagístico que promove de contacto com a natureza onde existe já uma pista de cicloturismo construída pela autarquia de Guimarães”.

A ecopista tem uma extensão de 14,13 quilómetros e integra o Plano Nacional de Ecopistas, conjuntamente com outras 8 Ecopistas existentes de norte a sul do país, construídas em canais ferroviários sem exploração.

O Plano Nacional de Ecopistas foi criado em 2001, tendo em vista a requalificação e reutilização das linhas e canais ferroviários sem exploração em algumas áreas do Norte, Centro e Alentejo.

A implementação do Plano tem sido suportada em acordos contratuais com os municípios que são atravessados por essas linhas e canais desactivados.