free web
stats

Trabalhos de pintura e protecção de Pontes Metálicas na Linha do Norte concluídos

A Infraestruturas de Portugal (IP) deu por concluída a empreitada de pintura e protecção de 10 Pontes Metálicas na Linha do Norte. A intervenção, realizada ao longo de seis meses, centrou-se em pontes metálicas ferroviárias situadas nos concelhos de Alenquer, Azambuja, Santarém, Torres Novas e Pombal.

Os trabalhos consistiram na “decapagem integral das pontes com jato de areia para remoção de toda a tinta existente, bem como de eventuais focos de corrosão, tendo posteriormente sido aplicado um esquema de pintura composto por três camadas de tinta“, informou a IP.

A limpeza, protecção e tratamento anticorrosivo das obras de arte, explica a empresa, vai assegurar a “manutenção de bons níveis de fiabilidade, comportamento e segurança das pontes ferroviárias, atenuando os efeitos da exposição aos vários agentes, tais como a humidade, a salinidade ou a poluição”.

Complementarmente a esta empreitada, as equipas técnicas especializadas da IP procederam a outros trabalhos de manutenção, nomeadamente à substituição de elementos e peças metálicas rebitadas.

Da Rede Ferroviária Nacional fazem parte 2358 pontes, sendo que destas 547 são pontes metálicas, algumas delas centenárias e de elevado valor histórico, e que, graças ao regular trabalho de preservação e manutenção realizado pela IP, permanecem ao serviço sem limitações.

A intervenção rondou os 670 mil euros e decorreu sem comprometer a circulação regular de comboios.