free web
stats

IP testa segurança no Douro

simulacro_douro

img: IP

A Infraestruturas de Portugal (IP) realizou no dia 26 de Março, domingo, um simulacro de âmbito distrital denominado “DOURO’17”. A acção decorreu sob coordenação do Comando Distrital de Operações de Socorro de Bragança, informa o gestor de infraestrutura ferroviária.

Inserido no Plano de Simulacros para 2017, a acção promovida na linha do Douro, teve como principais objectivos testar os procedimentos instituídos no Plano de Emergência Geral (IET n.º 96), aferindo a articulação entre as estruturas gestoras da emergência – CCO do Porto e CDOS de Bragança, os operacionais no terreno – Gestor Local de Emergência IP, CP, e os diversos Agentes de Protecção Civil.

O cenário testado constou de um acidente envolvendo um comboio de serviço comercial de passageiros na ponte ferroviária de Riba Longa com intervenção da equipa de salvamento em grande ângulo do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro da GNR.

Importa destacar grande o sucesso da acção e sublinhar a especial atenção necessária para a correta articulação entre as diversas entidades envolvidas em incidentes desta tipologia.