free web
stats

Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho

Esta sexta-feira, dia 28 de Abril, celebra-se o Dia Nacional da Prevenção e Segurança no Trabalho. Deverá ser, antes de tudo, um dia de reflexão sobre aqueles que perderam as suas vidas em acidentes de trabalho ou devido a doenças profissionais.

Segundo dados da Autoridade para as Condições do Trabalho, no ano 2016, morreram a trabalhar 140 pessoas e registaram-se 264 acidentes de trabalho graves. Números que significam centenas de famílias destruídas, muitos rostos desaparecidos e muitos colegas perdidos. Não poderiam ter sido evitados?

Muitos dos acidentes de trabalho são fruto da falta de atenção, da pressa na realização de tarefas, no facilitismo e na resistência à adoção das medidas de prevenção, assim como na falta da correta utilização dos Equipamentos de proteção individual.

Os acidentes de trabalho e as doenças profissionais também resultam da falta de condições de trabalho.

A Ecosaúde e a área de Segurança e Higiene no Trabalho da CP, trabalham ativa e continuamente para melhorar as condições de trabalho no universo ferroviário, mas só cada trabalhador no seu universo, na sua atitude, pode fazê-lo.

FGCP