free web
stats

Material de Vapor no Encontro de Modelismo Ferroviário do C.E.C. em Maio

No passado sábado 6 de Maio, decorreu o encontro de modelismo do CEC dedicado ao tempo do vapor.

O Expresso do Oriente anos 20 e o Regional Bávaro

O Expresso do Oriente anos 20 e o Regional Bávaro

Foi um encontro muito concorrido, e segundo o responsável de modelismo do CEC, Augusto Sequeira, talvez dos mais concorridos de sempre, quer de sócios quer de entusiastas não associados, mas com grande interesse na época que se pretendia recriar.

A mesma locomotiva em H0 e em Z

A mesma locomotiva em H0 e em Z

Em termos de composições completas puderam ver-se um expresso do oriente – anos 20 – da Trix, um regional bávaro também da Trix, uma representação do comboio histórico do Douro com uma locomotiva Rivarossi que será transformada, uma carruagem Lacalle, um furgão já transformado, o comboio prussiano com a locomotiva Lafayette da Bachmann, e uma automotora a vapor Kittel DRG da Trix.

O conjunto dos comboios vapor - Foto de Augusto Sequeira

O conjunto dos comboios vapor – Foto de Augusto Sequeira

Para além destas composições estiveram também em exposição várias locomotivas, de que se destacam uma DRG 05 de reprodução efémera da Marklin, uma DRG 01 da Trix, uma MZA 1600 da Ibertren, uma DRG 98 da Fleischmann entre outras da coleção do clube. Pela primeira vez estiveram em exposição locomotivas a vapor em escala Z.

Em termos de tecnologia, estiveram máquinas DC, DCC, DCC com Som e AC. Aconteceram mesmo algumas conversas muito interessantes sobre a evolução da digitalização no modelismo ferroviário, desde a inclusão de cada vez mais tecnologia de retratação da realidade nas locomotivas, como a generalização da iluminação digital das carruagens, e motorização de portas, pantógrafos, engates, etc.

Locomotiva bávara DX I - Foto de Augusto Sequeira

Locomotiva bávara DX I – Foto de Augusto Sequeira

Outro aspecto a realçar foi a presença de mais duas locomotivas portuguesas fabricadas em balsa por Teodósio Nogueira, uma 1550 e uma 1300 à escala 1:40. Estas reproduções, inserem-se numa coleção que  Teodósio Nogueira executa há já alguns anos e que será oportunamente objecto de uma reportagem da WebRails.

Juntamos ainda um pequeno apontamento em vídeo para que os leitores possam sentir um pouco do ambiente vivido.

O próximo encontro do CEC, decorrerá a 3 de Junho e é dedicado às novas reproduções das locomotivas da série 2500/2550 pela Sudexpress, esperando que nessa data já estejam disponíveis todas as versões anunciadas pelo fabricante.