free web
stats

Museu dos CFM assinala Dia Internacional do Museus

img: Museu dos CFM

img: Museu dos CFM

Em Maputo o Museu dos CFM associou-se ao Dia Intencional dos Museus 2017 com um programa de actividades para sublinhar a data.

A entrada no Museu, durante a semana dos Museus, será gratuita e contempla um programa especial de visitas guiadas, conversas com ferroviários, feira temática e um passeio de comboio.

Um pouco por todo o mundo o Dia Intencional dos Museus assinala-se no próximo dia 18 de Maio. Em Moçambique o Museu do operador ferroviário Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique, Museu dos CFM, organizou um conjunto de actividades a desenvolver na  semana dos Museus.

Entre os dias 15 e 17 de Maio Elsa Dimene, Museu dos CFM, explica que o espaço museológico convida a sociedade a conhecer o acervo da colecção permanente do Museu, e a exposição temporária “Samora Machel e os Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique”, em visitas guiadas.

Ainda durante os três dias refere que estão previstas “Sessões de Conversas no Museu com trabalhadores reformados dos Caminhos de Ferro e profissionais de Museus, bem como a exibição de filmes sobre a Ofensiva Política e Organizacional no sector dos Transportes e Comunicações”.

O material video integra a exposição temporária e consiste em gravações feitas durante as visitas que o Presidente Samora Machel efectuou ao sector dos transportes, em particular aos portos e caminhos de ferro, ao longo do país entre 1977 e 1986.

“Destacamos esta actividade porque o Presidente Samora Machel intuiu sempre e interpretou a importância decisiva dos Portos e Caminhos de Ferro para o nosso País e países do seu hinterland natural, mas não só. Utilizou e bem este e outros instrumentos para a afirmação ascensional de Moçambique e dos valores mais altos da liberdade política e económica, social e cultural. Dai o mote da exposição e exibição dos filmes/vídeos”.

O momento alto na semana dos Museus ocorre a 18 de Maio com presença do Ministro da Cultura e Turismo, Silva Dunduro, e outros altos dignitários do sector da cultura e turismo, na inauguração da Feira dos Museus na Estação central de Maputo.

“No dia 18 de Maio teremos a inauguração de uma Feira dos Museus na Estação central onde, os museus e projectos de museus da cidade de Maputo e outros sectores afins terão a oportunidade de se apresentar ao público e divulgar as suas actividades. Esta feira é uma inovação trazida pelo nosso Museu em parceria com a CADE (Comunidade Académica para o Desenvolvimento) e esperamos torna-la regular”.

Além do Museu do CFM a Feira tem confirmadas a presença do Museu Nacional de Arte, Museu da História Natural, Museu da Moeda, Museu das Pescas, Museu da Geologia, Fortaleza de Maputo, Projecto Museu do Cinema, Projecto Museu dos Transportes e Comunicações, Projecto Museu do Banco de Moçambique, Centro de Formação Fotográfica, Centro de Documentação Samora Machel, e Casa de Ferro.

A encerrar a semana dos Museus, no dia 20 de Maio, Elsa Dimene adianta que vai haver comboio na linha: “teremos um passeio de comboio na Linha do Limpopo, no trajecto Estação central – Marracuene – Estação central que marcará o fim das celebrações”.

Revela que o passeio será feito com recurso a máquina e carruagens do parque de material do CFM em operação. “Uma Locomotiva Diesel (as que são usadas no dia a dia para a actividade ferroviária), carruagem de 3ª que foram recentemente adquiridas”.

Mas refere que no futuro as viagens podem ser em comboio a vapor: “Esperamos num futuro próximos poder fazer os passeios na locomotiva a vapor e o respectivo Tender que está neste momento em processo de restauro e recuperação”.

A especialista em museologia Elsa Dimene é a chefe de serviço de documentação, estudo e investigação do Museu dos CFM.