free web
stats

Novas carruagens Miniaturas Lacalle

No final de Março passado, a webrails.tv anunciou que o fabricante espanhol Miniaturas Lacalle confirmava a fabricação de mais carruagens do comboio histórico português.

Mod_ML_IMG_2986_1

As duas novas carruagens das Miniaturas Lacalle

Soubemos que desde a semana passada os modelos começaram a ser distribuídos aos modelistas que fizeram as pré-reservas, e tivemos acesso aos novos modelos facultados pelo modelista Augusto Sequeira.

O primeiro impacto é muito bom.

As duas carruagens, com numeração diferente, transmitem uma sensação de solidez, robustez, detalhe e excelente acabamento, que o metal permite obter. As cores utilizadas, quer do chassis, da carroçaria, dos varandins e do tejadilho, são muito boas quando comparadas com fotografias da realidade.

Mod_ML_IMG_2989_1

Os 3 modelos das Miniaturas Lacalle que compõem o comboio histórico

Muito importante, as disposição das janelas, correcta, é diferente entre os 2 novos modelos e o 1º modelo comercializado no ano passado, o que permite obter uma composição muito credível quando pensamos em janelas abertas e fechadas.

As 3 carruagens das Miniaturas Lacalle, com a curvatura do tejadilho da primeira carruagem produzida diferente das duas carruagens agora comercializadas

As 3 carruagens das Miniaturas Lacalle, com a curvatura do tejadilho da primeira carruagem produzida diferente das duas carruagens agora comercializadas

Outro detalhe de rigor, é o chassis que é diferente entre os 3 modelos como na realidade, e os tejadilhos das 2 modelos novos também são diferentes do primeiro modelo comercializado.

Mod_ML_Chassis

Os 3 chassis

Todos os modelos dispõem de cinemática de engate curto, que circula em raios até 330 mm, mas infelizmente não se obtém uma disposição entre os tampões de choque, juntos, porque a cinemática não obedece ao standard NEM, o que é verdadeiramente o ponto fraco desta produção, a nosso ver, incompreensível, pois existe espaço disponível para seguir a norma como facilmente se depreende pelas fotografias juntas.

Este é um facto que infelizmente já detectámos noutros fabricantes europeus, com grande clamor entre modelistas dos vários países onde se verifica este… chamemos-lhe lapso.

Mas, esperemos que o fabricante continue a produzir as  2 carruagens que ainda faltam, conforme prometeu durante a Locomodels 2016, para memória, o furgão, e, porque não, a locomotiva, que se considerarmos a versão carvão e fuel, permite 2 modelos distintos. Para a versão do carvão, havia que produzir ainda a cisterna de água que seguia atrás da locomotiva.

Aguardemos então pelas novas produções das Miniaturas Lacalle.

Mod_ML_IMG_2988

Varandim de uma das carruagens novas