free web
stats

Maquinistas têm formação para acompanhar comboios

fernave_fimaqTeve inicio esta segunda-feira, e prolonga-se pelos próximos seis meses, o “Curso de Formação Complementar de Agentes para o Acompanhamento de Comboios, para a Medway”, ministrado pela Fernave para maquinistas.

O curso visa preparar maquinistas do ultimo curso de Formação Inicial de Maquinistas (FIMAQ) para a função de Agente de Acompanhamento, cuja missão é acompanhar comboios na cabina de condução das unidades motoras, na rede ferroviária nacional, adianta a Fernave.

“Este pedido vai de encontro à solicitação do nosso Cliente MEDWAY que pretende habilitar 18 recém maquinistas dos cursos FIMAQ, Lisboa e Porto, a desempenhar a função de Agentes de Acompanhamento num estágio profissional de 6 meses”, informa a empresa de formação e consultadoria na área dos transportes.

A formação base FIMAQ foi paga pelo formando e é superior à função de Agente de Acompanhamento. Através desse curso a empresa do grupo CP habilitou os formandos a conduzir as unidades automotoras 2300 em Lisboa, e unidades 3400 no Porto. Ambas automotoras eléctricas usadas pela CP nos serviços de passageiros suburbanos de Lisboa e Porto.

No entanto a entrada na formação de Agente de Acompanhamento acaba por expressar oportunidades que tardam em chegar do mercado de trabalho. Dentro do segmento dos passageiros, para quem apostou em adquirir competências para a função de maquinista no FIMAQ, o acesso a condução de material circulante e percurso habilitado não tem existido.

A formação “Curso de Formação Complementar de Agentes para o Acompanhamento de Comboios, para candidatos oriundos de Maquinista, para a Medway”, decorre no Entroncamento, e encontra-se certificada pelo IMT. O organismo público também habilitou os formandos FIMAQ no exame para maquinista.

A webrails.tv procurou apurar junto do SMAQ qual a leitura e posição da estrutura sindical para este cenário no sector das mercadorias, mas até à publicação do artigo foi possível chegar António Medeiros, presidente do sindicato.