free web
stats

Dia Internacional dos Museus 2017: Um balanço

Do Museu dos CFM chegou uma reportagem fotográfica onde se pode ver a inauguração do Feira do Museus, os Museus presentes, e no final momentos da viagem ferroviária que fechou a semana dos Museus em Maputo, onde o Museu dos CFM foi anfitrião.

A semana dos Museus superou as nossas expectativas em termos de número de visitantes tanto ao Museu dos CFM bem como a feira dos Museu e Património Cultural. Recebemos durante a semana mais de 1800 visitantes.

Em anexo envio-lhe algumas imagens marcantes do evento.


No titleKizoa Movie – Video – Slideshow Maker

De Lousado Rui Vilaça deixou alguma linhas e imagens dos dois dias de festa no fim de semana de 20 e 21.

O dia dos museus é todos os dias, mas por força das coisas o Dia Internacional dos Museus é assinalado a 18 de Maio, nesta data os espaços museológicos procuram diversificar as ofertas aos públicos com enumeras atividades subordinadas a um tema geral.

Este ano o MNF – Núcleo de Lousado fugiu ao dia 18 e concentrou as ofertas para o fim de semana de 20/21 de maio com o objetivo de atingir o maior numero de públicos possível assim foi. Diversificação de oferta sem descorar as ofertas habituais um encontro de modelismo ferroviário na escala H0 subordinado ao tema 2500/50 com a abertura ao público de uma exposição de nome “Arte do Ferro” do artista Joaquim Silva, sem ser uma exposição ferroviária têm o elemento ferro presente. Para dar animação ao museu, um grupo de amigas e entusiasta da dança burlesca as Lioness. A cereja no topo do bolo para os entusiastas do caminho de ferro foi a presença de uma locomotiva de 7”, replica das locomotivas CP Serie 1400 que recebeu o numero de 1401, fabricada pelo entusiasta Hélder Almeida.

Estava assim dado o note para um fim de semana em grande, acreditem que foi em grande, no MNF – Núcleo de Lousado, grande adesão de públicos que de uma forma transversal acompanharam o modelismo admiram a Locomotiva 1401, comtemplaram a exposição “Arte do Ferro” e terminamos o conjunto de iniciativas com 2 performances de dança Burlesca com o Grupo Lioness.

Em poucas palavras podemos dizer que este dia internacional dos Museus foram dois dias fora do dia, atingiu de forma larga o objetivo de dar visibilidade a este espaço.

O desejo que fica e simples “Que o dia dos Museus seja todos dos dias”


Lousado – dia dos MuseusKizoa Movie – Video – Slideshow Maker