free web
stats

Hoje é dia de “Pare, Escute e Olhe”

“Aja em segurança nas Passagens de Nível” é o lema ILCAD e a “distracção” o tema escolhido para evidenciar o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível. Este ano, um pouco por todo o globo, assinala-se esta sexta-feira 2 de Junho.

É com regularidade que desde 2009 no mês de Junho se assinala o Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível. A data lembra que o atravessamento de uma PN em segurança não pode ser olhado como uma rotina, e recorda que o sucesso da prevenção passa também pelo utente.

A justificar a atenção para proceder em segurança no atravessamento de uma linha férrea onde circulam comboios, estão os número anuais de acidentes incidentes. Embora cada vez mais mitigados pela aposta na prevenção, quer através da modernização das PN, quer pela sensibilização, a postura dos utilizadores é relevante na segurança do atravessamento.

Segundo a União Internacional dos Caminhos de Ferro (UIC) a principal causa de acidentes reside em factores humanos. Aponta como indicadores para caracterizar as colisões em passagens de nível os erros humanos causados ​​por fadiga, stress, drogas, velocidade, mas também pelo uso inadequado de dispositivos electrónicos, por parte de motoristas, motociclistas, ciclistas e transeuntes.

O comportamento gerado pelo uso de smartphones, relógios inteligentes, GPS, e outros equipamentos de alheamento, surge  seleccionado pelo organismo como mensagem a evidenciar este ano.

“Os motoristas de carros ou veículos de duas rodas, ciclistas e pedestres, geralmente subestimam os riscos que correm quando usam estes equipamentos, enquanto se dirigem, ou caminham, em lugares onde deveriam estar mais atentos”.

Defende que o facto de se atender e falar ao telefone, enviar ou receber mensagens, escutar música, consultar as redes sociais ou assistir a vídeos, é um factor de distracção.”Olhar para o telefone ou ouvir música reduz a capacidade de ver e ouvir o que se passa em redor”, adianta.

Comportamentos, refere, podem levar a ferimentos ou provocar a morte, colocar em perigo terceiros – “não apenas outros utilizadores da PN, mas também pessoal ferroviário e passageiros”

Parte do sucesso na diminuição do número acidente e incidentes em PN encontra-se no respeito diário do utente pelo “Pare, Escute e Olhe”.

Em 2017 a cidade de Montréal, Canadá, acolhe a cerimónia oficial promovida pela ILCAD.