free web
stats

Encontro de Módulos CIM-H0 Primavera 2017 (#7)

Passado um mês sobre o encontro de modelismo ferroviário organizado pelo CIMH0, impõe-se fazer um balanço do evento, que, recordamos, decorreu entre 28 de Abril e 1 de Maio de 2017 no Entroncamento, no Museu Nacional Ferroviário, e do qual a webrails.tv foi media partner.

Mod_CIMH0_P1703

Falámos com Ricardo Santos, um dos promotores do CIMH0, com quem a webrails.tv promete a publicação brevemente de uma entrevista desta vez sobre o modelista experimentado.

webrails.tv: Este encontro destacou-se pela dimensão da maquete montada. Qual foi a extensão e o numero de módulos em exposição?

Ricardo Santos: Efectivamente, a dimensão foi superior aos 52 módulos inicialmente anunciados. Já após a publicação dos primeiros dados, houve uma avalanche de confirmações, que vieram a proporcionar uma maquete com mais de 130 m de comprimento linear. Esta dimensão equivale a cerca de 141 módulos! Entre módulos em via dupla e via única.

WR: Quantos modelistas estiveram presentes aos comandos?

RS: O numero de modelistas presentes ultrapassou a meia centena, não tenho o numero certo, mas certamente quase o dobro do inicialmente esperado, cerca de 30 modelistas.

WR: E quantas composições conseguiram por a circular nos 4 dias?

RS: Estiveram vários tipos de composições a circular nos 4 dias, agrupadas por épocas, por países, da Península Ibérica, época III e IV, e além Pirenéus, de várias nacionalidades. Estas composições circularam com horários à escala, como é regra no CIMH0, com excepção do dia da abertura. Estas circulações assumiram uma prespectiva muito especial, por circularem enquadradas entre as várias peças do museu que estão em exposição no pavilhão onde decorreu este encontro. Quanto ao numero exacto, não o posso confirmar, mas no Sábado, Domingo e 2ª feira, todas as composições anunciadas nos placards que se podiam ver afixados, foram cumpridas.

Mod_CIMH0_P1707

WR: Quatro dias, muitos visitantes? Valeu a pena a extensão deste encontro? Qual foi o dia de maior afluência?

RS: Nos 3 dias completos do encontro, o numero de visitantes ultrapassou as 2400 pessoas. É certamente um numero importante, se tivermos em conta que estamos em Portugal e o encontro decorreu no Entroncamento, não propriamente próximo de um grande centro populacional. Por isso, valeu a pena. Sinceramente não temos o numero por dia, mas diria que foi equilibrado entre os 3 dias, Sábado, Domingo e 2ª feira.

WR: As condições que encontraram foram de encontro às espectativas?

RS: Tivemos muita pena que o Comboio Presidencial não estivesse na exposição, por compromissos assumidos anteriormente pelo MNF, mas as outras peças que estão naquele pavilhão também merecem a nossa atenção. As entradas foram gratuitas durante a exposição, facto que certamente não é estranho à afluência que já referi, e que possibilita a visita de famílias mais numerosas, e o comboio de 5″ que estava montado no exterior também foi um bom atractivo para os visitantes mais novos. De referir também, que o jantar comemorativo deste encontro que foi organizado para todos os participantes, decorreu no pavilhão do Comboio Real, que proporcionou um cenário de excepção para este evento.

A webrails.tv publicou outros 6 apontamentos sobre este evento. Em baixo juntamos os links para todos eles:

Apontamento #1   Apontamento #2   Apontamento #3

Apontamento #4   Apontamento #5   Apontamento #6