free web
stats

CP reforça frota com material novo

locomdels_proto_01A CP Comboios de Portugal vai lançar concurso para adquirir novo material circulante de passageiros. A elaboração do caderno de encargos está na fase final, apurou a webrails.tv, e pode ser apresentada ainda este mês ou no inicio do próximo.

Em cima da mesa está a aquisição de novas automotoras para os serviço regional e longo curso da CP.

Material híbrido para o serviço regional enquanto a catenária não chega às linhas não electrificadas. A aposta deve responder ao calendário de electrificação das linhas do Algarve, Oeste, Douro e Minho, que não tem sido cumprido.

Soma-se ao regional o material automotor eléctrico para o longo curso. As unidades inserem-se no segmento IC e Alfa da CP.

Embora sem confirmação oficial, dentro do caderno de encargos, algumas das unidades eléctricas associadas ao longo curso podem ter como requisito a bi-tensão e bi-bitola. A solução pisca o olho à interoperabilidade da rede europeia, e ao serviço internacional de passageiros.

As condições remetem para a possibilidade dos comboios circularem na rede de bitola ibérica ou europeia, e serem alimentado além dos 25kV/50Hz em uso na Rede Ferroviária Nacional.

No serviço regional existe a hipótese dos requisitos compreenderem unidades automotoras com motor híbrido. Tanto funcionam a diesel, como fonte de energia em linhas não electrificadas, como através de alimentação via catenária, em corredores electrificados.