free web
stats

CP 2500/50 H0 anima tarde em Braço de Prata

A comercialização recente dos modelos das locomotivas eléctricas da série CP 2500/2550 pela SUDEXPRESS na escala H0, dinamizaram mais um tarde de modelismo ferroviário na sede do Clube Entusiastas dos Caminhos de Ferro, no encontro mensal temático que se realizou na tarde de 3 de Junho.

Locomotivas em versão laranja, época IV/V

Locomotivas em versão laranja, época IV/V

O encontro juntou seis máquinas e reproduziu alguns comboios ainda frescos na memória de muitos aficionados da ferrovia. A maqueta do clube viu circular mais comboios de mercadorias do que passageiros. Mas mesmo assim foi possível avistar uma composição inter regional dos anos 80 com máquina e muitas carruagens.

Locomotiva em versão azul, época III

Locomotiva em versão azul, época III

Nas mercadorias circularam comboios de sucata ou madeira com 7 vagões Eaos, outro de 11 vagões Gbkks, e finalmente um outro de repatriamento de material circulante.

Locomotiva em Inox, cabine encarnada, época V

Locomotiva em Inox, cabine encarnada, época V

Quanto ao comboio de passageiros, a encabeçar estava a locomotiva 2508 ainda em versão azul, uma situação tardia e 8 carruagens, modelos da Lima dos anos 80, que foram aportuguesados a partir do modelo da marca de uma carruagem DEV A9 da SNCF, situação que se espera não ser necessário repetir muitas vezes, a partir da próxima comercialização de verdadeiras carruagens Inox Sorefame, também pela SUDEXPRESS.

O encontro levou a Braço de Prata seis locomotivas. Quatro na versão laranja, épocas IV/V, uma em canelado Inox cabina encarnada da época V e outra em azul, época III. Três versões de uma série, de 12 previstas pelo fabricante.

Já estão comercializadas cinco versões. Além das presentes no encontro, versões laranja, canelado e azul, foram já comercializadas 2 versões em canelado Inox total, com travessa dos tampões de choque listada em encarnado e branco com faróis originais e unificados UIC.

No vídeo que juntamos é possível ver a animação que a circulação das composições trouxe ao encontro do CEC.

Na lista de próximos encontros, está agendo para 8 de Julho o tema “Material circulante da Sudexpress e Norbrass”, que contará com a presença das próprias marcas, segundo confirmou o CEC.