free web
stats

Série CP 2500/2550: todas as versões H0 anunciadas estão disponíveis

Foram disponibilizadas ontem às lojas, as restantes 7 versões das locomotivas da série CP 2500/2550 que tinham sido anunciadas pela Sudexpress Models.

Mod_SE_CP2500_2550_2

As 7 novas versões

Hoje tive a oportunidade de observar as novas versões, e adquirir a versão que tinha encomendada, a CP 2551.

Apesar de estar em preparação mais um artigo específico sobre a evolução das primeiras 2 versões para as restantes 10, que irá complementar o artigo já publicado pela webrails.tv (ver aqui), não podemos deixar de mencionar uma muito boa e forte impressão das várias versões. Desta feita temos mais duas versões iniciais, a azul em 2 tons e a inox com a trave dos tampões de choque em encarnado e mangueira de vácuo, a versão museu, duas laranjas e duas inox de cabine encarnada em versão final e com tomadas para unidades múltiplas.

Com estas versões, os modelistas poderão expandir formidavelmente a representação de várias composições de mercadorias, com a panóplia de vagões disponibilizadas ao longo dos últimos 15 anos. Quanto a composições de passageiros, teremos de esperar pelas carruagens Sorefame, também anunciadas pela marca, já que não se conhecem evidências destas locomotivas a rebocar composições de carruagens CoRail. Se alguém as tiver, que nos dê conhecimento. Mas, podemos sempre propor essas composições, sabendo que existiram pelo menos 3 locomotivas desta série que foram equipadas para tal.

Outra novidade, é a disponibilização em separado, dos dois tipos de pantógrafos que a Sudexpress Models utiliza nos seus modelos, que permitirá aos modelistas alterar o aspecto das várias versões, podendo assim representar a mesma locomotiva em fases diferentes.

Alguns modelistas queixaram-se de uma aparente falta de tracção, e para tal também passaram a ser disponibilizados rodados com aros de aderência para aqueles modelistas que sintam a necessidade de os instalar.

Uma sugestão que aqui deixamos à Sudexpress Models, é a disponibilização dos vários tipos de chapas de identificação, nas várias épocas e versões que as utilizem, que permitirá ainda mais versões a quem queira criar verdadeiras frotas de locomotivas.

Para quem adquiriu as 2 primeiras versões, a 2508 azul e 2570 laranja, o fabricante confirmou novamente a disponibilização para breve de um retrofit para corrigir os defeitos apontados ao volume do som destas versões. Serão anunciados brevemente os moldes em que se poderá fazer a operação.

Estes novos modelos aumentam a expectativa para as próximas produções anunciadas, nomeadamente as carruagens Sorefame, as locomotivas da série CP 1900 e das cisternas. Certamente a Sudexpress Models não nos irá desiludir!