free web
stats

CP apresenta Comboio Histórico do Vouga

VV_comboioHistoricoA CP Comboio de Portugal apresenta dia 1 de Julho o Comboio Histórico do Vouga. A composição vai circular na linha do Vouga aos sábados entre Aveiro e o Museu Ferroviário de Macinhata, com paragem em Águeda, de 8 de Julho a 30 de Setembro.

Trata-se de um “novo produto histórico da CP, direccionado para o segmento do turismo, que vem alargar o portefólio de comboios de época da empresa”, adianta a CP.

O comboio parte de Aveiro pelas 13h40 para chegar a Macinhata do Vouga pelas 15h08.  Pelo meio há música e cantares tradicionais da região, mais prova dos pasteis de Águeda, a bordo.

À chegada a Macinhata do Vouga, na visita ao Museu Ferroviário, coloca-se a possibilidade de degustar ou adquirir produtos regionais.

O regresso tem inicio pelas 16h25 com paragem em Águeda para visita ao centro histórico. Aí o turista vai observar a proposta The Umbrella Sky – instalação de milhares de chapéus-de-chuva coloridos nas ruas da cidade.

O programa termina na cidade de Aveiro pelas 19h08.

Comboio Histórico do Vouga , uma composição de época da via estreita portuguesa, compreende uma locomotiva diesel 9004, fabricada em Espanha em 1964, e três carruagens (uma de origem belga de 1908, outra fabricada na Alemanha em 1925 e a terceira construída pelos então Caminhos de Ferro do Estado, nas oficinas do Porto, em 1913).

O material, adianta a CP, “foi alvo de uma reparação total, realizada nas oficinas da EMEF de Contumil, para restabelecer as suas condições de circulação”, uma vez que depois de ter circulado algumas vezes como atractivo turístico na linha do Corgo, se encontrava encostado na Régua.

A viagem inaugural ocorre este sábado, dia 1 de Julho, com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d’Oliveira Martins.

As viagens do Comboio Histórico do Vouga vão realizar-se todos os sábados, entre os dias 8 de Julho e 30 de Setembro.