free web
stats

Encontro temático “Modelos Sudexpress e Norbrass” no C.E.C.

Decorreu neste sábado, 8 de Julho, o encontro de modelismo do CEC, Clube dos Entusiastas do Caminho de Ferro, subordinado ao tema “Modelos Sudexpress e Norbrass.

Um furgão Dyf e um balastreiro estacionados no parque

Um furgão Dyf e um balastreiro estacionados no parque

É a segunda vez que o CEC dedica um dos seus encontros temáticos a este tema, sendo que o primeiro decorreu em 2016, com a presença do fabricante. Estas marcas reproduzem desde há mais de uma década bastantes modelos de locomotivas, furgões, vagões, carruagens e contentores sobretudo de modelos portugueses. Muitos dos sócios do CEC contam com vários destes modelos nas suas colecções, por isso a tarde foi muito animada com a presença de mas de 70 modelos, entre eles cerca de 30 locomotivas das duas marcas.

A composição da Brigada de Sinalização

A composição da Brigada de Sinalização

No final do artigo juntamos um pequeno vídeo onde poderão ser apreciadas as composições a circularem e o estacionamento repleto de modelos das duas marcas.

O balastreiro

O balastreiro

Circularam vários tipos de composições, com destaque para o da Brigada  de Sinalização (infelizmente sem a carruagem do pessoal que ainda não existe reproduzida), uma dupla tração de locomotivas 1400 com um cimenteiro, uma composição de inspecção de catenária, toda Norbrass, rebocada por uma locomotiva 1500, um balastreiro rebocado por uma locomotiva 1400, e um madeireiro rebocado pela locomotiva 2501 em tons de verde com 11 vagões Kbs.

A composição de inspecção de catenária

A composição de inspecção de catenária

Muitas outras composições teriam sido possíveis, já que praticamente todo o parque português esteve presente. Curiosamente não estiveram presentes nenhuma Euro 4000, nenhum cerealeiro, nem nenhuma cisterna.

Todos sabemos que os modelos Norbrass estão apetrechados com um engate  real, embora sejam fornecidos outros tipos de engates possíveis, mas com um resultado estético muito pobre e com impossibilidade de circular na maiorias dos layouts que os modelistas têm em suas casas por causa das curvas apertadas que a maioria usa. Elementos da secção de modelismo desenvolveram um tipo de engate a partir de engates NEM curtos do mercado, modificados com um engate real encastrado na base NEM do engate do elemento que segue atras da locomotiva. Esse engate foi instalado no furgão Norbrass com vigia, que se vê atrás da locomotiva na fotografia dessa composição. A composição circulou na via 2 do layout, com um raio medio já considerado apertado para este material, sem qualquer problema e com um bom aspecto estético como pode ser observado no vídeo.

O Clube confirmou que vai prosseguir com os encontros temáticos em Setembro, no dia 2, com o tema “Locomotivas nez-cassé”. Estão desde já convidados todos os modelistas sócios e não sócios a estarem presentes para um convívio excelente e troca de experiências neste hobby que tantos apreciam.