free web
stats

Vouzela conta com segunda locomotiva em pedestal

img: 8474tim

img: 8474tim

A União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, no município de Vouzela, vai inaugurar no dia 30 de Julho uma locomotiva em pedestal. A E103 sai de Santarém e junta-se assim a outra já existente no concelho, a E 202.

Trata-se de um Protocolo de Cedência entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e o município de Vouzela. “Este projecto vem contribuir para o cumprimento dos objectivos da FMNF – promover o estudo, a conservação, e a valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário português”, adianta a  instituição de temática ferroviária.

Nos espaços do Museu Nacional Ferroviário a locomotiva integrou a cocheira de Santarém. O lugar serviu durante alguns anos o papel de núcleo museológico. No entanto a transferência do comboio Real para o Entroncamento, bem como outros peças, esvaziou o lugar e contribuiu para a desclassificação.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

A E 103 irá juntar-se assim a um concelho que já detém uma locomotiva de via estreia em pedestal. A E 202 encontra-se junto à ponte que atravessa a sede do concelho. A antiga locomotiva a vapor de via estreita terá como missão perpetuar a tradição ferroviária junto ao apeadeiro na localidade.

No lugar onde vai ficar, adianta a publicação Noticias de Vouzela, “além de um exemplar igual ao denominado “Vouguinha”[E103] – que fazia a ligação entre Sernada do Vouga e Santa Comba Dão -, serão instalados carris e travessas, de modo a reconstruir o imaginário que faz parte da história da região”.

A locomotiva E 103 integrou a Série E 101 a E 103, também conhecida por E 100. Foi adquirida e utilizada originalmente pela Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães na região norte de Portugal.

A inauguração está prevista para as 11h00 de dia 30 de Julho, “após a celebração de uma missa campal”, junto ao apeadeiro em Real das Donas.