free web
stats

Apelo Final “IN EXTREMIS” salvem a UTE 2001

Publicamos um apelo escrito por António Pinto Pires que chegou à webrails.tv:

Como é do conhecimento público, a CP, Comboios de Portugal, a FMNF, Fundação Museu Nacional Ferroviária, e esta 2ª entidade museológica nacional, com parecer favorável do seu conselho técnico científico, determinaram autorizar a demolição da Unidade Tripla Elétrica, UTE, 2001, a 1ª unidade a entrar em funcionamento em 1956, aquando da introdução da tração elétrica em Portugal, e construída pela então Sorefame de Portugal.

Esta decisão tem merecido inúmeras críticas dos mais diversos quadrantes da sociedade, a nível nacional e internacional, pelo valor histórico, simbólico e museográfico, que a referida peça representa.

No caso das Unidades Triplas Diesel, UTD 600, de igual modo construídas pela Sorefame de Portugal, tendo sido uma série que desempenhou um papel importantíssimo, no panorama nacional ferroviário.

Até ao momento, e estando todos os veículos indiciados para abate, não restará um exemplar duma série tão significativa, atitude incompreensível, havendo um museu nacional que deveria desempenhar esse papel da preservação.

O início das demolições tiveram lugar na presente semana a ainda é possível travar esta intenção, que a acontecer, vai deixar mais pobre, o espólio museológico ferroviário nacional.

Apela-se deste modo, para essa intenção seja travada de imediato.

A. J. Pinto Pires
Covilhã, julho de 2017