free web
stats

Gestor de infraestrutura suéco com 40 pedidos de concessão para 15 de Dezembro

sueciaSJO  gestor de infraestrutura ferroviária sueco indicou ter recebido 40 solicitação de concessão por parte de operadores ferroviários de passageiros e mercadorias para operarem na rede ferroviária daquele país. Se as solicitações excederem a capacidade disponível, a Trafikverket dará prioridade a operadores que apresentem condições  com melhor benefício económico.

Segundo o gestor sueco, foram solicitadas 27 concessões para o serviço de passageiros e 13 para o serviço de mercadorias. Duas novas operadoras suecas, a MTR Nordic e CityTrain,  solicitaram canal horário no corredor Estocolmo – Estrasburgo, um corredor considerado valioso. Nesse corredor podem vir a  juntar-se, e competir, com o principal operador da linha o SJ. A MTR Nordic explora o  metro de Estocolmo desde 2009, com contrato até 2018.

 “Estamos a fazer um grande esforço para analisar todas as solicitações, e organizar os processos de concessão“, declarou o diretor de Vendas da Trafikverket, Jonas Westlund.

O caminho-de-ferro na Suécia encontra-se liberalizado, o tráfego ferroviário é aberto a todos os operadores que respondam aos requisitos de segurança e viabilidade económica. Se o número de pedidos superar a capacidade da rede disponível a Trafikverket dá prioridade aos operadores que apresentarem melhores condições económicas.

O início deste quadro de concessões na Suécia está previsto para 15 de Dezembro, com a entrada em vigor do horário de Inverno.