free web
stats

IP intervém em estações algarvias

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou a conclusão de obras de manutenção em edificado na linha do Algarve. O conjunto de trabalho realizado visou beneficiar e reabilitar as Estações de Porta Nova, Luz, Bom João, Almancil e Poço Barreto.

O contributo para a melhoria da imagem e conservação do património destas Estações resultou, adianta a empresa, na: remoção de graffiti; pintura de edifícios de passageiros e abrigos; reparação das superfícies dos muros, paredes e gradeamentos; colocação de suportes para bicicletas; beneficiação de mobiliário urbano e renovação de sinalética orientadora bilingue para os passageiros.

“No Apeadeiro de Luz foi ainda reabilitada a estrutura da marquise alpendre sustentado por estrutura metálica, que resguarda as plataformas de pequenas estações ferroviárias, segundo o Dicionário de Arquitectura, numa acção de preservação de um património singular e identitário de muitas estações”, avança a IP sobre um aspecto da intervenção.

No que se refere às questões de segurança foram desenvolvidos diferentes melhoramentos ao nível do pavimento das plataformas e atravessamentos de nível, pintura de faixa de segurança e colocação de vedação e sinalética delimitando zonas de acesso restrito.

A IP explica que “estas intervenções, embora representem no conjunto um investimento reduzido, são altamente valorizadas pelos utilizadores e dão continuidade ao plano de investimentos previstos para a Linha do Algarve”.

Recorde-se que a região e faixa de influência da linha férrea, comportam nos meses de verão uma forte dinâmica associada ao turismo. Sendo por isso um intervenção relevante para o conforto dos utentes portugueses e estrangeiros do serviço ferroviário, e para a imagem do país.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.

Segundo dados da CP – Comboios de Portugal, no ano de 2016, foram transportados mais de 1 milhão e setecentos mil passageiros aos quais se somam cerca de 780 mil utilizadores de comboios de Longo Curso, com origem ou destino nesta linha.