free web
stats

Locomotivas “nez-cassé” na tarde temática do CEC de Setembro

No passado sábado, 2 de setembro, o C.E.C. – Clube dos Entusiastas do Caminho de Ferro dedicou a sua tarde temática de modelismo de Setembro às locomotivas ditas “nez-cassé”, silhueta emblemática da industria francesa dos anos 70 e 80 do seculo XX.

Mod_CEC_IMG_3483

Um aspecto geral das locomotivas dos sócios

Estas locomotivas existem um pouco por todo o mundo, em todos os continentes, espelhando assim a excelente qualidade técnica e de fiabilidade para que foram construídas. Em Portugal existem duas séries destas locomotivas, cada uma com duas subséries: as locomotivas elétricas da CP da série 2600, e as locomotivas diesel da CP da serie 1900.

Existem múltiplas reproduções das series europeias, sobretudo das francesas, belgas e holandesas. Das series portuguesas, existiram apenas produções “brinquedo” da série 2600 pela LIMA, algumas repinturas artesanais de reproduções da CC 72000 da SNCF, a fim de lembrar semelhanças à serie 1900 da CP.

Mod_CEC_IMG_3433

Kit CP 1900 da ARLO-MICROMODEL e CC 72000 da Hornby-JOUEF

Recentemente, a Arlo-Micromodel anunciou a comercialização de um kit em resina e com várias peças em latão da serie 1900 da CP. A apresentação deste kit decorreu no C.E.C., com a presença do fabricante artesão, representado por André Rocha Brito, de que juntamos imagens. O modelo é vendido por pintar e sem motorização. Mas é possível comprar uma versão completa, pintada e motorizada.

Mod_CEC_IMG_3441

Aspecto do kit da CP 1900

André Rocha Brito explicou aos vários sócios presentes, várias técnicas de montagem, de personalização e de pintura, que podem ser aplicadas aos kits que a Arlo-Micromodel comercializa. Entre estes kits, também se inclui o conhecido kit da série 2600 da CP, também ele muito melhorado, com peças em latão, incluindo novos pantógrafos fieis à realidade. Este kit também esteve em exposição no C.E.C.

Mod_CEC_IMG_3414

Kit CP 1900 da ARLO-MICROMODEL e CC 72000 da Hornby-JOUEF

Tejadilho ARLO-MICROMODEL pintado à esquerda, versus tejadilho correcto comercializado pela ROCO na sua primeira realização das CoRail da CP

À esquerda, tejadilho ARLO-MICROMODEL pintado, versus tejadilho correcto comercializado pela ROCO na sua primeira realização das CoRail da CP

Outra realização deste fabricante que poderá interessar a muitos modelistas portugueses, e que também foi apresentado neste encontro, é o tejadilho desenvolvido para substituir os tejadilhos franceses presentes em muitos modelos das carruagens CoRail produzidas em H0 pela LIMA e pela ROCO. Na fotografia que publicamos, podemos ver o tejadilho aplicado numa carruagem ROCO, com o aspecto inicial com que estas carruagens começaram a circular em Portugal, junto a uma carruagem também da Roco, com a faixa de IC, que a foi comercializada com um tejadilho correcto. Estes tejadilhos são comercializados já pintados ou por pintar, na boa tradição de kits de que a marca é referencia.

Estiveram presentes 17 modelos, de locomotivas elétricas e a diesel de vários sócios. E, como vem sendo tradição, a tarde foi muito animada com várias histórias e experiências dos sócios com os seus modelos e viagens em comboios tracionados por estas locomotivas, em Portugal e no estrangeiro.

Para Outubro. o C.E.C. anuncia o seu encontro temático dedicado a “Locotractores de manobras”. Ainda não está confirmada a data, mas se se cumprir a tradição do primeiro sábado de cada mês, o encontro temático terá lugar a 7 de Outubro. A webrails.tv dará conta do evento assim que este tiver confirmação.