free web
stats

Fergrupo supera 5 milhões de euros em trabalhos na RFN

comsaGMFA Fergrupo, filial portuguesa do grupo Comsa, assegurou recentemente três novos projectos de modernização de canal e electricidade em diferentes sectores da rede ferroviária nacional (RFN), informou a grupo espanhol.

A Comsa explica que a Fergrupo realizará “a renovação da superestrutura entre as cidades de Valadares e Gaia pertencentes à linha norte do país”.

Informa que a intervenção comporta “a substituição das travessas de madeira por travessas de cimento em 8,6 km de via e reforço de 3 níveis, entre outros”. Sendo que o contrato supera os 4 milhões de euros.

O outro projecto assinalado incide na secção de via “entre Válega e Gaia”, também na linha do norte. O contrato prevê o fornecidos e instalação de dormentes de concreto em 3,9 km de via. Além da colocação de “mais de 2000 metros cúbicos de balastro” e a construção de novas paredes de segurança para reforçar as já existentes.

A este conjunto a empresa espanhola soma a adjudicação do contrato de “Prestação de Serviços de Manutenção de Aparelhos de Via na Rede Ferroviária Nacional” Lote 2, com duração de 24 meses.

A área de intervenção, adjudicada no final de Janeiro desde ano pela IP, incide: Linha do Minho; Concordância de São Gemil; Ramal de Braga; Linha de Leixões; Linha do Douro; Linha do Norte a partir do Pk 232,100; Linha de Guimarães; Plataforma de Cacia; Ramal do Porto de Aveiro. Mais Vouga e Tua na via estreia.

Esta prestação de serviço, explica a Fergrupo, passa por realizar de trabalhos de “manutenção e reparação de falhas nos aparelhos de via, de acordo com as especificidades da Manutenção Preventiva Sistemática (MPS), Manutenção Preventiva Condicionada a curto prazo (MPCcp) e longo prazo (MPClp) e Manutenção Correctiva (MC)”.

A adjudicação do Lote 2 ronda os 2 milhões de euros e corresponde a concursos de “Prestação de Serviços de Manutenção de Aparelhos de Via na Rede Ferroviária Nacional”, lançados pela IP.