free web
stats

Portugal participou na Rail Action Week

railPol_RailPol

img: Railpol

Entre os dias 11 e 18 de Setembro Portugal participou na operação europeia “RAW – Rail Action Week”. A fiscalização de estações ou comboios em trânsito mobilizou para o terreno agentes da GNR e PSP.

A nível nacional a Rail Action Week traduziu-se em operações de controlo e fiscalização nos “comboios internacionais e nacionais, bem como nas estações ferroviárias localizadas nas respectivas áreas de responsabilidade, em todo o território nacional”, da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública.

O desenrolar da operação em ambiente ferroviário encontrou na estação de Pinhal Novo, linha do Sado, um dos locais escolhidos para materializar o RAW. O entroncamento ferroviário acolheu os agentes destacados pela GNR que exerceram o controle de entradas e saídas de pessoas e bens na estação.

Entre os meios projectados para a operação destacou-se a presença do Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR. As equipas estiveram activas, em particular, na inspecção de bagagem.

Em transito e a sul do Tejo, a força de segurança avistou-se ainda em acções a bordo do comboio Alfa Pendular.

De acordo com a GNR o ênfase da operação recaiu nos crimes:

“Furtos/roubos em estações e comboios; furto de metais não preciosos em estações, linhas, comboios e sinalização; imigração ilegal; tráfico de estupefacientes; criminalidade relacionada com comportamentos agressivos ou antissociais e criminalidade relacionada com comboios de carga e grafitis, danos e vandalismo”.

A operação Rail Action Week insere-se na missão da Railpol – European Network of Railway Police Forces , e visou realizar controlos simultâneos nas principais linhas ferroviárias europeias, com vista ao aumento da segurança nestas vias, melhorar a eficácia no combate ao crime e reforçar a cooperação entre Estados-membros.

A webrails.tv também procurou inteirar-se da participação da PSP na operação, mas até ao momento não foi possível apurar a actividade desenvolvida.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.