free web
stats

Locomodels_Expo 2017 já mexe

locomodels_expo_2017A poucos dias da realização mais uma Locomdels_Expo, a de 2017.

O evento de modelismo ferroviário regressado a Alverca acontece no fim-de-semana de 14 e 15 de Outubro.

A webrails.tv passou pela cidade ribeirinha e encontrou-se com os modelistas da organização David Nobre e Luís Antunes.

O motivo? Saber um pouco mais do se pode esperar numa visita ao Pavilhão de Alverca, local onde decorre o evento, no Sábado 14, das 10H às 19H e Domingo 15, das 10H às 18H.

Encontramos os elementos da GMFA atarefados com o material promocional do evento. Preparavam os cartazes de rua que antecederiam a saída noturna para dispersar o material pela cidade. Longe de ser a primeira incursão exterior, a missão serviria para reforçar a presença do evento na rotina diária dos alverquenses.

Interrompidos os trabalhos no estaleiro improvisado, David Nobre anunciou, no regresso da Locomodels_Expo a Alverca, que a edição de 2017 vai ter novidades. Apresenta novos dioramas e showcases, além de propostas que fazem a actualidade da temática.

Num quadro de estreias, e com o olhar atento de Luís Antunes pronto a complementar a conversa, o modelista adiantou que o evento deste ano apadrinha a estreia de um novo colectivo de módulos nacional.

O grupo Fermodel Modelismo vai “trazer 18 metros de módulos” … mas em sistema Maerklin. A presença do grupo será uma novidade. Com normas próprias, a marca alemã tem uma aderência relevante no nosso país, mas apresenta-se residual na promoção de encontros de modelismo ferroviário ou presença em eventos. Por isso será certamente uma surpresa positiva.

Na oficina improvisada, escritório da Locomodes_Expo, e com o diorama Fragas do Tua ainda em módulos a descansar no chão à entrada de uma das garagens ao serviço do evento, a introdução aos dois dias continuou.

O evento vai contar, explicou David Nobre, com mais de sete dezenas de expositores. Entre os atractivos, além dos dioramas e showcases presentes, em Alverca vão estar as propostas de LEGO, maquetas de módulos, exposições, lojas e fabricantes, bem como expressões que marcam a actualidade da temática.

Ao nível do LEGO está prevista a presença de uma oval “com o circuito funcional”, decorada com ambiente ferroviário. Poderão ainda ser avistados, inspirado nos veículos reais, vários tipos de material circulante LEGO.

O mundo associativo também marca presença. A APAC leva o modelismo dinâmico e animação do vapor vivo. Vai ser possível ver e andar num comboio miniatura em circuito fechado, e numa recta, montadas, especialmente para o evento.

O CEC vai levar uma exposição fotográfica. A selecção é ainda uma surpresa. A AMF irá marcar presença com artigos ferroviários e da associação. Participações ferroviárias a confirmar nos dias 14 e 15.

Feira de Trocas

Na edição de 2017, a organização reservou a manhã de Domingo para uma Feira de Vendas e/ou Trocas. “Os expositores que quiserem vão poder levar as suas peças para trocar ou vender quer ao público quer entre si”, refere David Nobre.

No entanto, clarifica Luís Antunes, “porque é ainda experiência, as bancas são  só para os participantes”, referindo-se aos expositores.

A abertura da Feira de Trocas e Vendas a não expositores, num próximo evento, está a ser equacionada pela organização. Como se trata de uma experiência, há interesse em saber o que os modelistas pensam, e que essas leituras cheguem à organização da Locomodels_Expo.

Dioramas e Showcases

O espaço dedicado aos dioramas e showcases vai trazer novidades. Desde logo mais um showcase que se junta a “Luzianes” e “Ribeira” de David Nobre.

Os dois módulos, ainda resguardados nas paredes laterais de uma das garagens, escutaram o modelista dizer que está em construção um troço de 2 metros, ambientado na linha do Leste. O modelo encontra inspiração na zona de Portalegre.

Nos encontros, será um módulo a acrescentar a “Luzianes”, do lado oposto ao módulo da ”Ribeira”.

A estação de Sampaio de Oleiros, presente no Entroncamento, regressa à Locomodels_Expo com mais um módulo. O modelista Carlos Ribeiro, animador da Metalkit, acrescentou o showcase ponte de Lafões ao da estação, presente no último encontro.

Eric Didier apresenta a instalação ainda em expansão”Valdécrins”. O ambiente francês e a SNCF estarão representados nesta proposta em escala N.

Mas haverá mais propostas a descobrir. Como as locomotivas portuguesas reproduzidas em balsa, e outros materiais, por Teodósio Nogueira. Da oficina do fabricante destaca-se a Alsthom 1960, último modelo saído da linha de montagem, mas onde também pontificam unidades as locomotivas CP 1200, e CP 1300.

Exposições

Nas exposições a organização evidencia dois modelistas e os projectos a que têm dado vida.

Eugénio Santos, vindo da Madeira, introduz o Caminho-de-ferro do Monte. Os painéis da exposição, sob dois pontos de vista, darão a conhecer o equipamento de transporte madeirense entretanto já desaparecido. Um trabalho histórico de pesquisa. Outro ponto fará a introdução do processo criativo da construção do diorama à escala H0 elaborado pelo modelista num aspecto dessa ferrovia.

Não podendo estar presente, derivado à idade avançada, o modelista francês Michel Subrenat-Auger será alvo de homenagem. Durante o evento serão passados diapositivos onde será reproduzida a abordagem ao ambiente ferroviário português de época.  Em evidência vão estar reproduções de estações e ambiente ferroviário do Baixo Alentejo no inicio da segunda metade do Séc. XX.

Maquetas Modulares

Na edição de 2017 a Locomodels_Expo conta com duas maquetas modulares.

A equipa CIM-H0 é outra presença de peso no encontro a acrescentar ao grupo Fermodel Modelismo. A maqueta do colectivo conta com 25 módulos, cerca de 30 metros, numa disposição em “U” aberto.

A somar ao enredo de detalhes, recriado nos módulos e movimento do material circulante, a maqueta CIM-H0 vai ter uma circulação especial e singular. O colectivo CIM-H0 desenvolveu uma locomotiva em 3D, já está impressa e motorizada. A circulação da peça em Alverca está confirmada.

Fabricantes, Lojas e Criadores

Grandes marcas, fabricantes e criadores da ferrovia nacional à escala também se apresentam e fazem representar na Locomodels_Expo, a Sudexpress Scale Models, Modelismo Artesanal, JG Modelismo, a loja ComboiosElectricos com a Mabar, e Redutex.

Será uma oportunidade para ver ao vivo e a cores, novidades e lançamentos. A 1930 da Arlo-Micromodel, ou a Nohab longa da JG Modelismo, serão certamente alguns dos momentos altos. Assim como a verdadeira “chuvada” da Sudexpress, muito activa em anúncios de novos modelos, projectos e produções desde o início de 2017. As novas realizações da Modelismo Artesanal, e quem sabe a CP 1320 anunciada pela ComboiosElectricos com a Mabar!

Chama-se ainda a atenção para a Redutex. A marca espanhola de texturas, embora não tenhamos conseguido confirmar, poderá apresentar no evento um novo produto pensado para o modelismo ferroviário português.

FMNF

A presença da FMNF, entidade que apoia a Locomodels_Expo, é outro dos expositores que David Nobre salienta.

O Museu vai trazer para a Locomdels_Expo uma instalação ferroviária. Do acervo apresenta um quadriciclo, carris e ferramentas de via. A ideia será reproduzir um ambiente de via e obras.

Para petiscar enquanto se trocam dois dedos de conversa entre o evento e o convívio com amigos e conhecidos, haverá uma zona de café e snacks. Será composta por uma roulotte com esplanada.

Na noite de sábado terá lugar um jantar de convívio entre os expositores e todos os visitantes que queiram participar.

Entretanto mais informações podem ser encontradas no site do evento https://pt-pt.facebook.com/locomodels.expo/ .