free web
stats

MNF convida para dia 28 mas não explica porquê

mnf28Out2017A agenda da revista “Happy Kids” de Outubro recomenda uma visita ao Museu Nacional Ferroviário no próximo dia 28. No entanto o texto da entrada não explica o porquê desse dia nem o programa promovido parece ser muito diferente de outros dias no espaço museológico.

Tudo estaria normal se a 28 de Outubro não se comemorasse o aniversário da implementação do Caminho de Ferro em Portugal. O detalhe é uma data relevante para o Museu, trata-se do dia que dá sentido à existência da Fundação Museu Nacional Ferroviário (FMNF) e Museu Nacional Ferroviário.

O sentido pode encontrar-se em todo o lastros deixado desde então: infraestrutura, material circulante, operação, investigação ou desenvolvimento económico e social. Matéria prima que serve de acervo e justifica a Instituição para marcar presença e ser diferente.

Por outro lado, esse é o dia mais forte para o Museu, porque é o dia em que toda a sociedade se reconhece na ferrovia. É o dia em que o Caminho de ferro faz anos. Logo o Museu é o sitio onde melhor se devia expressar essa data.

Isto porque a criação da FMNF  e Museu faz com que a CP e IP não tenham responsabilidade de valorizar esse dia. Quem tem de o fazer é a FMNF através do Museu. As duas empresas até o podem fazer alguma coisa mas a iniciativa cabe à instituição.

Sobre a proposta de programa, quem poderia voltar para ver algo novo, depara-se com o habitual: peddy-paper, trainscatcher, cinema na carruagem, comboio miniatura.

De referir que a webrails.tv questionou no final de Setembro o Museu Nacional Ferroviário sobre o programa de actividades pensado para o dia 28 de Outubro, mas ainda não obteve resposta.

A revista “Happy Kids” é uma publicação mensal da cadeia de restaurantes McDonad’s.