free web
stats

A webrails.tv participou na LOCOMODELS_EXPO 2017

A Locomodels_Expo 2017 decorreu no passado fim-de-semana, 14 e 15 de Outubro, em Alverca, com um êxito retumbante. O Grupo de Modelismo Ferroviário de Alverca – GMFA pode estar feliz, pois a 3ª edição solidifica o valor, interesse e atratividade da exposição, que se tornou, de facto, um marco nacional.

O elétrico de Lisboa do CEC Foto de A.Sequeira

O elétrico de Lisboa do CEC
Foto de A.Sequeira

Estiveram inscritos 29 expositores (a contar com a webrails.tv), de todas as áreas do modelismo ferroviário: clubes, fabricantes, modelistas, showcases, media, animadores, vapor vivo, etc.

A webrails.tv, como media partner, orgulha-se da sua participação no evento, para além da reportagem que poderão ver neste artigo, esteve representada pelo seu animador, Rui Ribeiro, que expôs e colocou à venda várias publicações ferroviárias, algumas delas já difíceis de encontrar.

 

. .

 

O Vapor Vivo da APAC Foto A.Sequeira

O Vapor Vivo da APAC
Foto A.Sequeira

Estiveram 4 clubes/associações presentes:  a APAC, o CEC, o CIMH0 e a FERMODEL. Cada um por si, de grande valor, destacando a presença, pela primeira vez da FERMODEL, um grupo recentemente criado, de módulos com base em tecnologia Maerklin.

 

Um dos módulos da FERMODEL Foto A.Sequeira

Um dos módulos da FERMODEL
Foto A.Sequeira

A webrails.tv dedicará proximamente um artigo a este novo grupo. A APAC, agitou e fascinou os visitantes, especialmente os mais novos, através do seu Vapor Vivo de modelismo tripulado, que atraía quem chegava ou atrasava quem partia.

O CEC apresentou mais uma apelativa exposição de fotografias do seu espólio e alguns modelos, da actividade da sua secção de modelismo, destacando-se o carro elétrico de Lisboa. O CIMH0 apresentou mais uma montagem dos seus módulos, sempre muito apelativos e com novidades.

A fachada ribeirinha da Estação do Barreiro Foto de J.Augusto

A fachada ribeirinha da Estação do Barreiro
Foto de J.Augusto

Quanto a dioramas, estiveram presentes 11 expositores, sendo um deles de LEGO, representando comboios portugueses. Destacam-se pela evolução de alguns já expostos anteriormente e de outros completamente novos, de grande qualidade representativa, e em várias escalas. Como modelista, tiro o chapéu a todos os presentes desta categoria. Todos a merecerem futuros artigos na webrails.tv.

Novidade Sudexpress Scale Models Foto A.Sequeira

Novidade Sudexpress Scale Models
Foto A.Sequeira

Quanto a fabricantes, estes aproveitaram este palco privilegiado para apresentar as suas novidades recentes e para 2018. Sudexpress, Modelismo Artesanal, Redutex, Arlo-Micromodel e MaketForYou, foram as presenças registadas. De destacar a impressionante maqueta da Estação do Barreiro à escala H0 da MaketForYou. Em próximos artigos, a webrails.tv dedicará artigos a todas as novidades apresentadas, que são muitas e fantásticas, para quem pretende representar modelismo de ambiente português, alguns deles já visíveis nos diagramas e módulos presentes.

Texturas da Redutex Foto A.Sequeira

Texturas da Redutex
Foto A.Sequeira

Infelizmente, a presenta de lojistas foi muito tímida, reduzindo-se à ComboiosElectricos.com e à JG Modelismo, timidez que retrata as dificuldades comercias das poucas lojas que temos em Portugal. De notar que do norte não esteve nenhuma participante. Ambos apresentaram as suas novidades em colaboração com fabricantes. A ComboiosElectricos.com com a Mabar e a JG Modelismo com a Arlo-Micromodel e a MaketForYou.

Novidades Arlo-Micromodel Foto A.Sequeira

Novidades Arlo-Micromodel
Foto A.Sequeira

Do programa inicialmente previsto, apenas não se realizou a feira de vendas/trocas, por falta de interessados.

E 2018?

É certo que se voltará a realizar, confirmou David Nobre. Voltará o concurso de dioramas? Aguardemos pelo balanço de 2017 que o GMFA irá fazer da experiência acumulada. Este ano, foi entregue a todos os expositores um questionário para encontrar propostas para exposição, mobilizar apoios, divulgar o evento, ou motivação, que fazem parte da produção e implicam tempo, têm custos, e o retorno é, no final, correr tudo bem.