free web
stats

“Viagem Presidencial” (1917) reeditado

viagemPresidencialO Museu da Presidência da República, em parceria com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, reeditou “Viagem Presidencial” (1917). A edição documenta a primeira visita de Estado de um Presidente da República português ao estrangeiro que este ano assinala o centenário.

A viagem presidencial de Bernardino Machado a França e a Inglaterra foi relatada pelo secretário particular, Ângelo Vaz, que acompanhou o Chefe de Estado na visita.

O Presidente da República partiu de Lisboa a 8 de Outubro de 1917, e regressou de viagem a 25 do mesmo mês. Sendo poucos dias depois destituído da presidência por uma junta militar liderada por Sidónio Pais .

Acompanharam Bernardino Machado na jornada oficial o Presidente do Ministério, Afonso Costa e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Soares. No protocolo constam a visita às tropas portuguesas, e a vários Chefes de Estado.

Em França Bernardino Machado foi recebido pelo Presidente da República, Raymond Poincaré, e em Inglaterra pelo rei Jorge V.

Nota que acompanha a reedição de 2017 destaca:

“Apresenta-nos um relato pormenorizado da viagem de Bernardino Machado desde o dia de partida à sua chegada a Lisboa, relato esse enriquecido pelo autor com um apêndice documental que reúne recortes de imprensa (nacional e estrangeira), transcrições de discursos, menus de banquetes, entre outros registos”.

A reedição acontece quando se assinalam cem anos passados da viagem presidencial.