free web
stats

IP avança com estabilização de taludes na Linha do Algarve

algarve_faroA Infraestruturas de Portugal (IP) lançou um Concurso Público de estabilização de taludes na Linha do Algarve. A operação de manutenção da rede ronda os 1,1 milhões de euros e representa um investimento em Segurança entre os pk 336,900 e pk 337,720 da ferrovia algarvia.

A empreitada, de acordo com o gestor de infraestrutura, visa: “a execução de trabalhos de estabilização de taludes, de tratamento da plataforma ferroviária e melhoria do sistema de drenagem, ao longo de um troço com 820 metros da Linha do Algarve, no concelho de Faro”.

A intervenção, ao nível da estabilidade global dos taludes, envolve trabalhos de reperfilamento, de revestimento e preenchimento da face de talude, assim como a execução de contenções activas que impeçam ou reduzam o movimento de massas.

Quanto à plataforma de via os trabalhos de tratamento compreendem a implantação de um sistema de drenagem longitudinal de via em toda a extensão e melhoramento dos solos de fundação, especificamente sobre os locais onde actualmente se observa a colmatação do balastro, onde se prevê o saneamento dos solos de fundação de má qualidade e respectiva substituição por camada de ABGE, sobre a qual será aplicada uma camada de ABGE tipo sub-balastro.

A concretização da obra, tem um valor base de 1 120 600 euros, entre agora em fase de receção de propostas ao concurso. A empreitada assegurará o reforço das condições de circulação e disponibilidade do serviço ferroviário na Linha do Algarve, explica a IP.