free web
stats

Livro ferroviário junta histórias de 75 ferroviários

livroCFmedwayCTT

img: Joni Francisco

O Museu Nacional Ferroviário acolheu esta quarta-feira, 8 de Novembro, a apresentação do livro “Caminho de Ferro – Gentes e Memórias”. A cerimónia decorreu na Sala do Comboio Real e contou com a presença de ferroviários das várias empresas do sector.

A edição, uma parceria que juntou CTT e Medway, contou com registos de 75 ferroviários que abrangem praticamente um século de momentos da ferrovia portuguesa.

Adiantou à webrails.tv a coordenadora do livro Maria Judith Borges: “Há um autor, já falecido, que entrou para o Caminho de ferro na década de 20. E o último, é a pessoa mais recente que está no livro, tem cinco ou seis anos do Caminho de ferro. Portanto abarca quase um Século, embora no meio haja alguns espaços livres, abrange quase um Século”.

Sobre as histórias registadas em “Caminho de Ferro – Gentes e Memórias”, sem querer realçar uma, disse que “foram todas fantásticas. Cada uma no seu género. É evidente que as pessoas são todas diferentes, de vários níveis e hierarquias, géneros. Há homens e mulheres. Pessoas mais idosas, pessoas mais jovens. Todos escreveram com um cunho pessoal muito marcante. De forma que não me atreveria a realçar uma porque são todas diferentes são todas fantásticas”.

.

Uma primeira abordagem ao livro, explica Maria Judith Borges é feita pelos nomes com que os ferroviários são conhecidos.

 

.

 

“O livro enche-nos de orgulho e imensa alegria. Como digo, são as pessoas que fazem os comboios, e a Medway são as pessoas. São as pessoas que estiveram antes de nós. É uma homenagem a todos os ferroviários e todas as ferroviárias, e gostaríamos que fosse assim encarado”, referiu à webrails.tv Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho Executivo da Medway,  sobre “Caminho de Ferro – Gentes e Memórias”.

Apresentação do Lançamento

Introduziram o “Caminho de Ferro – Gentes e Memórias” Raul Moreira dos CTT, Maria Judith Borges coordenadora do livro, o antigo fotografo da CP Manuel Ribeiro, o antropólogo António Barreto, e Carlos Vasconcelos presidente da Medway.

Artigo completo, 932 palavras, encontra-se disponível para subscritores.

O livro “Caminho de Ferro – Gentes e Memórias” encontra-se à venda nas lojas dos CTT. A edição contém 4 selos e 1 bloco da emissão filatélica 1856 Início do Caminho-de-Ferro em Portugal, de 2006, com o valor de €4,95.