free web
stats

Lisboa recebe encontro Railpol

railPol_RailPol[Actualizado 20.11.2017] O Quartel Conde Lippe em Campo de Ourique acolheu a 15 e 16 de Novembro a 38ª Conferência Estratégica da RAILPOL. A reunião inseriu-se âmbito da cooperação policial internacional ferroviária na Europa.

A webrails.tv procurou apurar o número de forças de segurança e países representando na Conferência junto da GNR, mas até ao momento não foi possível obter resposta.

Mas se do lado português a informação é escassa e nem se entende se é reservada, junto da RailPol foi possível apurar a presença 29 participantes, de 14 Estados e em representação de 16 organizações.

A rede diz ainda que além dos membros da rede, marcaram presença no primeiro dia de trabalhos, como convidados, a CP Comboios de Portugal, IMT, e AIRPOL.

Entre os temas abordados a rede evidenciou a  apresentação de resultado das acções RAILPOL e RAILEX 7, apresentação de estudos e permutação de informação.

No segundo dia a Conselho aceitou o convite da GNR e marcou presença no exercício RAILEX 2017.

A RAILPOL é uma rede internacional de organizações responsáveis pelo policiamento das ferrovias dos estados membros. A GNR integra a organização desde fevereiro de 2013, data em que se constituiu como ponto de contacto nacional na rede.

De referir que o Quartel Conde Lippe foi a última casa do antigo Batalhão de Sapadores dos Caminhos de Ferro. O espaço transitou do Exercito para a alçada da GNR em 2015.