free web
stats

Grupo MCN celebrou os 161 anos do CF em Portugal e anuncia encontro de Natal

O núcleo do Museu Nacional Ferroviário do Lousado viveu um dia em cheio no passado sábado 28 de Outubro de 2017, dia em que a ferrovia festejou o centésimo sexagésimo primeiro aniversário em Portugal.

Nesse dia, teve lugar um encontro de modelismo ferroviário animado pelo Grupo de Módulos Comboios do Norte (MCN) e o Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) visitou o Museu.  No vídeo que publicamos, podemos ver, à escala H0, uma “chuva” de composições plausíveis de circular em Portugal, em que assinalamos uma marcha, máquina mais vagões, com zorra de via estreita. Na maqueta o comboio recupera o imaginário do transporte de material de via estreita das linhas do Sabor, Tua, Corgo, Tâmega ou Vouga para Guifões ou inverso. Mas, podemos ver também inter-regionais feitos pelos “camelos”, um Lusitânia dos anos 50, um cimenteiro, automotoras Nohab,… Como modelista, apenas lamento que não tenhamos já algumas carruagens de passageiros Sorefame, tão aguardadas, e prometidas pela Sudexpress Scale Models, teria sido uma tarde perfeita. Quanto a composições de mercadorias, pode-se ver de tudo um pouco, tracionadas pela quase totalidade das locomotivas portuguesas, praticamente todas já reproduzidas à escala H0.

Foi também apresentado um protótipo da Nohab 100, pela JG Modelismo, que promete, mas sem data para comercialização.

A tarde esteve muito concorrida, também com a presença de um publico jovem, que se entusiasma muito com este hobby. Esperemos vê-los como modelistas militantes brevemente. Talvez as novas tecnologias digitais aplicadas ao modelismos ferroviário que se puderam apreciar, contribuam para despertar essa paixão.

Entretanto, o MCN anunciou o “Encontro de Modelismo Ferroviário – Natal” que tem como mote celebrar a quadra festiva que se aproxima colocando comboios à escala H0 a circular. Este encontro decorrerá a 16 Dezembro  no Museu Ferroviário de Lousado, situado na estação com o mesmo nome da linha do Minho.

No dia 16, o encontro de Natal tem lugar a partir das 14h30. Será mais uma tarde de  circulações especiais de comboios de passageiros e mercadorias à escala H0. Por outro lado o convite estende-se ao Museu. A deslocação poderá ser uma forma de descobrir o acervo do núcleo museológico do Museu Nacional Ferroviário. O Museu Nacional Ferroviário – Núcleo do Lousado está aberto de 3ª feira a 6ª feira das 10h às 17h30 e Sábado e domingo das 14h30 às 17h30. A entrada no Museu é gratuita, e a estação de caminhos de ferro é mesmo ao lado.