free web
stats

Empresas portuguesas rubricam parceria com CTCE

A chinesa China Tiesiju Civil Engineering (CTCE) rubricou dois acordos com empresas portuguesas. Assinou Memorando de Entendimento com a IP Engenharia (IPE) e com a Teixeira Duarte.

A cerimónia decorreu esta quarta-feira, 22 de Novembro, na sede da AICEP em Lisboa. Assinaram o Memorando de Entendimento entre a IPE e CTCE Administrador da IPE, Amílcar Monteiro e Shao Gang, vice presidente da CTCE.

.

No final da Cerimónia Gonçalo Oliveira, quadro da IPE, abordou a rubrica do Memorando de Entendimento assinado com a CTCE.

.

 

A intervenção conjunta das empresas IP Engenharia e CTCE tem como ponto de contacto inicial incidir nos mercados angolano, moçambicano e brasileiro.

IPE_A CTCE, além de construir, quer passar a operar as infraestruturas. Ter um papel na gestão, manutenção e operação. Será aí que a IPE entra. Não para actuar no ramo da engenharia, mas para agilizar a ligação a essa forma de estar nos mercados.

O colaboração tanto pode passar pelo encurtar do tempo para assinar um contrato, como pela formação de quadros na operação e manutenção dos equipamentos, na perspectiva de uma resposta eficiente ao longo da vida útil do equipamento. Quer seja uma estrada ou uma linha de caminhos de ferro.

“Novos modelos de negócio e contratualização. Modelos com concessões, PPP, e design biult and operate em que há partilha de risco e um compromisso com todos os parceiros envolvidos ao longo do ciclo de vida da infraestrutura”, reforçou Amílcar Monteiro.

Sobre a operacionalização da parceria Shao Gang adiantou: “sugiro que se esta estabeleça um mecanismo de contacto periodico sobre o qual seja convocado trimestralmente uma reunião de contratação para fazer retrospectiva ao trabalho feito, para resover os problemas existentes e planear os futuros trabalhos”.

Teixeira Duarte

A representar a Teixeira Duarte na assinatura do Memorado entre a empresa de construção e engenharia e a CTCE esteve o administrador Fernando Frias Correia. O foco do acordo centra-se na ferrovia e rodovia.

Elenco da Cerimónia

Além da presença do Administrador da IP Engenharia, Amílcar Monteiro, Shao Gang, vice presidente da CTCE, Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, e o vice presidente da AICP António Silva. Estiveram ainda presentes os embaixadores da China e países de expressão portuguesa, representantes de empresas e bancos chineses como o Banco de Desenvolvimento da China.

CTCE

A CTCE é uma das maiores subsidiárias da China Railway Engineering Corporation e posiciona-se no topo do conjunto das maiores empresas chinesas do sector das infraestruturas.bel

Desenvolve actividade na China, onde já participou na construção de mais de 10 000 km de novas vias férreas, e nos últimos anos alargou a sua actividade ao mercado internacional, contando já com vários projectos executados em Angola.