free web
stats

Intervenção do Alfa Pendular integra competição oficial do CineRail

"by PASS" fotograma

“by PASS” fotograma

A intervenção de meia vida no comboio Alfa Pendular integra a categoria “comunicação corporativa” na lista de filmes a concurso do CineRail. O festival de cinema ferroviário arranca esta segunda-feira no Cinema São Jorge em Lisboa.

Produzido para a CP pela INOVATEC, com realização de Nuno Beira e Tiago Soares, o “Novo Alfa Pendular” concorre na categoria “Comunicação Corporativa” do festival. Passa no segundo dia de CineRail, a 28 de Novembro, na sessão de filmes entre as 17h00 e as 20h00.

Ainda no dia 28 é possível ver, extra competição, as produções nacionais:

- “Cyclicus”, produção da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) e Instituto Politécnico do Porto, e realizado por R. Sacramento;

- “507” produzido pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e realizado por A. Oliveira e P. Mourinha;

- “Riding Railroads” produzido e realizado por M. Oliveira e I. Costa e apresentado pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes.

Obras presentes no festival de cinema ferroviário a convite da CP Comboios de Portugal.

Na selecção oficial a concurso, além da “Comunicação Corporativa” CP, o  festival atribui prémios para os melhores filmes nas categorias de “Transporte Ferroviário Sustentável”, “Segurança e Protecção”, “Publicidade”, “Serviços Ferroviário Inovadores”, “Comunicação Interna”, “Património Ferroviário Histórico”.

O júri internacional seleccionado para avaliar as propostas conta com a realizadora portuguesa Marta Reis, preside o júri, a realizadora Leonor Teles, o jornalista e historiador francês Clive Lamming, e Pascal Mendive, designer, director de arte, também francês.

Por seu turno a CP Comboios de Portugal e a UIC também reconhecem obras presentes no festival. Operador ferroviário português e a Associação Internacional de Caminhos de ferro atribuem os prémios Grand Prix 2017 e CineRail Grand Prix of the Public, respectivamente.

Além das curtas portuguesas, na segunda-feira será exibida “A carruagem”, do realizador João Vasco. A obra  premiada na edição de 2015, abre o CineRail.

No mesmo dia, depois das 21h00, passa a longa metragem Moçambicana “O Comboio de Sal e Açúcar”. O filme, produzido pela UKBAR Films e realizado por Licínio Azevedo, integra a lista candidatos aos Óscares na categoria de melhor filme estrangeiro.

A 22ª edição do CineRail – Festival Internacional de Cinema Ferroviário no Cinema São Jorge – decorre em Lisboa entre 27 a 29 de Novembro. O festival exibirá filmes de todo o mundo, subordinados à temática ferroviária.

A entrada é gratuita nos três dias de CineRail. O Programa completo pode ser acedido AQUI