free web
stats

Bobadela com concessão no horizonte

conteparqueOs cadernos de encargo da Infraestruturas de Portugal para a concessão dos terminais da Bobadela e Leixões obtiveram parecer positivo da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT).

O gestor de infraestrutura já está ao corrente do parecer e deverá lançar o primeiro concurso nos próximos dias. A Bobadela, apurou a webrails.tv, será o primeiro terminal a avançar para concessão.

Mas ao contrário do que em tempos chegou a ser equacionado, a subconcessão dos três terminais em conjunto que formam o complexo da Bobadela, o actual concurso vai deixar de fora os terminais da ALB e SPC. Apesar das subconcessões terem terminado em Maio o anúncio terá apenas como alvo o terminal IP.

Entre as principais características do equipamento lisboeta estão a capacidade para movimentar 2000 Teus, 5 linhas ferroviárias de 450m, pórtico de 50 Tons e classificações Aduaneiras.

O espaço é certificado como Entreposto Aduaneiro Tipo A, Depósito Temporário, Armazém de Exportação, Disponibilidade para ligação a 27 contentores frigoríficos, Área reservada a matérias perigosas, Rampa de carregamento auto, Báscula rodoviária, Vigilância 24 horas, Parque de estacionamento de proximidade.

O terminal de Leixões também será lançado a concurso, mas foi referido que não será para já.