free web
stats

IP equipa Benfica com elevador

ElevadorBenfica

img: IP

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai equipar a Estação Ferroviária de Benfica, Linha de Sintra, com elevador. A obra visa melhorar a acesso das pessoas com mobilidade condicionada ao modo ferroviário.

A materialização do equipamento avançou esta segunda feira. “A Infraestruturas de Portugal avançou hoje [4 Dezembro] com o procedimento para a contratação da obra de construção da caixa de elevador e a instalação do ascensor eléctrico que constituirá um novo acesso, a sul, da Estação de Benfica”, informou a IP.

O elevador deverá mitigar as “restrições de acesso a pessoas de mobilidade condicionada entre a passagem inferior da Estação e a zona do Calhariz (Rua José Augusto Seabra) cujo acesso se faz actualmente apenas através de escadas tradicionais”, adianta.

 Da mesma maneira, deverá beneficiar população residente na zona do Calhariz que diariamente utiliza a passagem inferior da Estação como atravessamento urbano.

De salientar que dia 3 de Dezembro, assinalou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Dia reconhecido desde 1992 pelas Nações Unidas, e que tem como objectivo aumentar a consciência para a necessidade de promover a integração, a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência.

A Infraestruturas de Portugal integra, desde 2015,o Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais – CCPNE, tendo estabelecido um protocolo com o objectivo de, em colaboração com os diversos parceiros, contribuir para a melhoria das condições de acessibilidade ao caminho-de-ferro (comboios e estações), por pessoas com mobilidade condicionada.

A concretização da empreitada, com um custo estimado de 120 mil euros e um prazo de execução de 150 dias, decorre do Acordo de Cooperação entre a Infraestruturas de Portugal, a CP – Comboios de Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa.