free web
stats

IP melhora condições de acessibilidade na estação de General Torres

A Infraestruturas de Portugal (IP) vai proceder à instalação de novas escadas e de elevadores na Estação Ferroviária de General Torres. Os trabalhos visam melhorar das condições de acessibilidade do interface multimodal da linha do Norte.

A obra quer garantir acessos pedonais mais cómodos a todos os utentes. Nomeadamente: “garantir a acessibilidade plena à Estação, nomeadamente para as pessoas com mobilidade condicionada, melhorar a interface da Estação de General Torres com a Linha Amarela do Metro do Porto e promover e potenciar a utilização do transporte público ferroviário”.

Para alcançar os objectivos está prevista “a instalação de escadas convencionais para acesso directo entre as plataformas de passageiros e a Rua de Jau, bem como de dois elevadores, servindo ambas as plataformas e os dois pisos do parque de estacionamento”.

Esta empreitada, adianta nota da IP, resulta de um acordo de cooperação entre a IP Património (IPP), a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e a Metro do Porto.

A obra foi adjudicada ao Consórcio Conduril Engenharia SA / Pinto & Cruz, SA, pelo valor de 479.208,35 euros – sendo 290 mil euros custeados em partes iguais pela Autarquia e pela Metro do Porto, e o restante pela IPP – e tem um prazo de execução de 150 dias.