free web
stats

16 de Dezembro em grande para a vertente cultural da ferrovia

CEC_natal2017

Encontro de Natal CEC

A perspectiva cultural e de entretenimento saiu valorizada este sábado dia 16 de Dezembro por associações, modelismo e Museu Nacional Ferroviário.

Só na região de Lisboa o dia acolheu o aniversário do Clube Ferroviário de Portugal (CFP), o convívio de natal na sede do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) e a Assembleia Geral da APAC para a eleição da Direcção seguida de convívio de Natal.

Região de Lisboa

O CFP, colectividade desportiva e cultural de mote ferroviário, promoveu na manhã de sábado um programa desportivo que se estendeu pelos três 3 pólos da instituição. As celebrações do octogésimo oitavo aniversário que o Clube assinalou a 15, terminaram com o almoço de aniversário, que juntou atletas, associados e amigos, no terraço da sede do CFP.

Por seu turno, em Braço de Prata, João Paulo Ferreira da Direcção do CEC escreveu na rede social da Associação:

“Decorreu hoje na nossa sede, em Braço de Prata, a já tradicional confraternização Natalícia. Decidiu a Direcção este ano substituir o tradicional almoço com passeio, por um beberete na sede, iniciativa de mais fácil organização e menos dispendiosa. Em boa hora o fez já que, ao contrário dos passeios que ultimamente têm tido pouca adesão, esta constituiu um verdadeiro êxito, tendo passado por aquele espaço ao longo do dia cerca de 50 pessoas. No pico da procura 25 pessoas estiveram em simultâneo dentro das instalações”.

Já em Santa Apolónia, na sede da APAC, a seguir à Assembleia Geral que reconduziu os Corpos Sociais, a Direcção promoveu “um momento de convívio entre os seus Associados, disponibilizando um pequeno lanche”.

Entroncamento

Neste dia o Museu Nacional Ferroviário promoveu para o Museu um dia de portas abertas. Convidou as famílias para uma visita e usufruírem do espaço.

O dia decorreu, de acordo com o Museu, com “jogos gigantes, pinturas faciais, pinturas murais, insufláveis, passeios de quadriciclo, Mini Comboio Presidencial e outras surpresas!”

A Norte

O colectivo Módulos Comboios animou mais mais uma tarde de modelismo ferroviário à escala H0 no Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário. Para a ocasião, aproveitando o impacto da vida que emprestam aos módulos, o colectivo desafiou os visitantes a pagarem a sua entrada com alimentos.

“Desta forma finalizamos mais um ano com várias actividades em torno dos Comboios, desde caminhadas por linhas desactivadas, por outras transformadas em ciclovias, visitas a oficinas ferroviárias, dois fantásticos passeios de comboio, alguns pequenos almoços e almoços finalizando em jantares e como não podiam faltar lá fomos fazendo uns encontros no Museu”, adiante Jorge Osório na página da rede social onde o colectivo também se encontra.