free web
stats

Publicações no correio 2018

publicacoes[03.10.2018] Depois de uma pausa a webrails.tv deixa três publicações digitais que chegaram a caixa de correio electrónico. Duas publicações em português e uma em castelhano.

De Espanha a FEDERACIÓN CASTELLANO MANCHEGA DE AMIGOS DEL FERROCARRIL deixou algumas novidades e motivações dos membros da associação das associações.

Da FCMAF chegou Boletín Informativo 3/2018 .

Mais a sul, do outro lado do Atlântico, as novidades e preocupações da malha ferroviária apresentam-se pela mão AFPF – Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

A associação enviou o seu  INFORMATIVO AFPF no número 180.

De Portugal está disponível o Sobre Carris de Outubro do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro.

[11.04.2018] Em Abril alguns títulos chegaram, mesmo sem ser pela caixa do correio, que merecem destaque. Duas publicações em papel.

No Entroncamento foi lançado o número 29 de “O Foguete”. A publicação em papel versa sobre a história e o património ferroviário. É editada pela Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário.

A sul do Tejo, a Associação Barreiro Património Memória e Futuro, uma das associações que dinamizam a antiga estação do Lavradio, publicam a revista “Fundição” nº6 . A edição trás um caderno dedicado à antiga estação de Barreiro Mar.

Ao nível das publicações digitais recorta-se o regresso da revista argentina Trenrodante. Em Abril, no nº231, regressam pontos de partida para conhecer a realidade argentina ao nível do comboio real, perspectiva internacional, património, história e modelismo.

Ainda da América Latina a conta de email registou a entrada de um novo boletim informativo, o nº 174 – da Associação de Preservação Ferroviária Fluminense.

Já em Portugal fica o link para o boletim do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro de Abril. Além da curiosa leitura do site do Clube, há outras matérias a ter em conta.

[04.03.2018] Com o inicio chegam novidades associativas de aquém e além mar. Do Brasil chega o Informativo AFPF Março/2018. A edição de Março, por causa do abandono e degradação da ferrovia, propõe-se avançar em três frentes para estimular o debate sobre o tema, intervenção politica e investigação e informação.

De Braço de Prata editado mensalmente pelo Clube de Entusiastas dos Caminhos de ferro  chega o “Sobre Carris”. Em destaque nesta edição a mensagem do presidente. José Pinheiro alerta os associados para a necessidade de um maior envolvimento na actividades do Clube.

Entretanto, pode ler-se no “Sobre Carris” de Março, que dia 17 realizar-se a Assembleia Geral. Na ordem dos trabalhos está um balanço das actividades realizadas em 2017 e programação para 2018, apresentação das contas, e outros assuntos.

[04.02.2018] Do Brasil chegou mais um “Informativo AFPF”. A associação está em época de mexida na direcção. O número pode ser acedido AQUI.

De Braço de Prata chegou ao correio a edição do Sobre Carris de Fevereiro. A publicação dá conta que o Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro marcou encontro para o próximo dia 10 de Fevereiro na sede do Clube Ferroviário de Portugal, onde promove o almoço de ano novo. Mas há mais neste edição, como um convite para visitar a exposição “BOA VIAGEM SR. PRESIDENTE”, comboios militares, modelismo ferroviário.

[07.01.2018] Com o inicio de 2018 a publicação sul americana “Tren Rodante”, um regresso, junta-se ao já habitual “Informativo AFPF”. A este número a redacção acrescenta a publicação nacional “Sobre Carris”.

Da costa leste do continente sul americano a caixa de correio recebeu o número 228, Janeiro 2018 de “Tren Rodante”. Além da actualidade argentina, e um olhar pelo que se passa pelo mundo, destaca-se o espaço dado ao modelismo ferroviário. A revista vai buscar um projecto de modelismo ferroviário escocês com 114 km de linha, entre outros apontamentos.

Em linha de grande evidencia na edição está também o  material circulante. O parque de carruagens e onde se podem ver 1200 ex CP em acção.

Também do outro lado do Atlântico, mas da costa oeste deu entrada na Caixa de Correio mais um “Informativo AFPF”. A publicação brasileira da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária. A edição de Janeiro, número 171, aborda  o tema das concessões, entre outros aspectos.

Também disponível em formato digital está mais uma edição do “Sobre Carris”. A publicação digital do Clube de Entusiastas dos Caminhos de Ferro (CEC) revela um pouco da vida associativa do Clube. O número de Janeiro de 2018 recupera momentos como o grande encontro de confraternização de Natal realizado na sede do Clube em Braço de Prata, a dinâmica do modelismo ferroviário, e artigos diversos.