free web
stats

Unidade Hoteleira em Santa Apolónia: 2.ª Fase com 6 candidatos

Img: Rafael Silva

Img: Rafael Silva

Seis dos nove candidatos à instalação de uma unidade hoteleira na fachada e lateral ribeirinha da estação de Santa Apolónia passaram à segunda fase.

O concurso de subconcessão do espaço foi lançada em Novembro de 2017 pela IP Património.

Na linha de partida para a nova fase – a 15 de Março termina o prazo para apresentar propostas – foram convidados:

The House Ribeira Hotel, S.A.; M&J Pestana, S.A.; Grupo Visabeira, SGPS, S.A e Empreendimentos Turísticos Montebelo – Sociedade de Turismo e Recreio, S.A.; Hoti – Star Portugal Hotéis, S.A.; Barceló – Arriendiamento Hoteleiro, S.L.U. e Salvor – Sociedade de Investimento Hoteleiro, S.A. .

A atribuição do espaço, que irá emprestar novas valências à antiga estação ferroviária lisboeta, será apurado junto das melhores propostas.  O vencedor sairá da negociação entre a IP Património (IPP) e os representantes das duas propostas melhor classificadas do caderno de encargos da segunda fase.

A apresentação e avaliação das versões iniciais das propostas, negociação das propostas, avaliação das versões finais das propostas, decisão de adjudicação ou de não adjudicação, definem as etapas do processo de escolha.

A adjudicação terá como critério de referência, de acordo com o caderno de encargos para a segunda fase, a “proposta economicamente mais vantajosa para a IPP”, vale 70% da apreciação, e a “qualidade técnica da proposta”, 30%.

Nos procedimentos para esta segunda fase a IPP mantém a autonomia para não concessionar o espaço se assim o entender. A qualidade das propostas, a não existência de dois primeiros lugares na classificação ou se no quadro da negociação não houver entendimento, a subconcessão pode cair.

O prazo do contrato de concessão tem a duração de 35 anos. O vencedor tem o prazo de dois anos, 24 meses, para levantar a unidade hoteleira de 4 estrelas ou superior.

A lista dos 6 candidatos seleccionados para a segunda fase do concurso de subconcessão foi divulgada pela IP Património esta terça-feira.