free web
stats

Planeamento de turnos dos maquinistas FGC executado por Empresa portuguesa

siscogA Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC) contratou a SISCOG para fornecer um sistema de planeamento optimizado dos turnos de trabalho dos maquinistas.

A empresa de software portuguesa desenvolve sistemas de apoio à decisão no planeamento e gestão optimizados de recursos para empresas de transporte.

A solução incidirá nos turnos de trabalho de cerca de 300 maquinistas de três linhas FGC. A empresa catalã de transporte ferroviário opera na região de Barcelona.

A utilização do sistema, baseado no produto CREWS, adianta a SISCOG: “permitirá à FGC criar planos de trabalho mais eficientes e reduzir a quantidade de tempo necessário para o planeamento de turnos, o qual é actualmente feito de forma manual”.

Essa eficiência, garante, é possível graças ao optimizador incorporado no sistema, o qual oferece um leque muito alargado de critérios de optimização com a possibilidade de se definirem múltiplos objectivos.

“Este optimizador é dotado de algoritmos baseados em modelos de Investigação Operacional e Inteligência Artificial que lideram o estado-da-arte em matéria de optimização de tripulações”, explica.

Artigo completo encontra-se disponível para subscritores.