free web
stats

Sudexpress avança com primeiras imagens das carruagens Sorefame

sorefame_sud

Fotografia: Facebook Sudexpress Sacale Models

O fábricante nacional de modelismo ferroviário Sudexpress Scale Models divulgou as primeiras imagens das anunciadas carruagens Sorefame.

Tratam-se de fotografias de protótipos, ainda para acertar detalhes, onde é possível ver já uma imagem muito boa do que será o modelo, que será comercializado à escala H0 1:87.

No processo de produção, com a divulgação das imagens dos modelos em fase protótipo, as carruagens ganharam volume. No entanto esta ainda não é uma fase comercial. Os modelos estão ainda sujeitos à avaliação e correcção por parte da marca portuguesa.

Como próximas etapas estará, por exemplo, a colocação da tipologia de classe de carruagem, numeração UIC, ou elementos distintivos das várias épocas, como os diferentes logos da CP. Um detalhe muito importante e que o fabricante ainda não divulgou, é o raio mínimo de curvatura necessário na via, para que as carruagens possam circular. Outro detalhe importante, que já era possível adivinhar na fotografia do chassis que a webrails.tv publicou anteriormente (aqui), e que se confirma agora, é a cinemáticas de engate curto que permitirá uma circulação realista das composições.

As carruagens Sorefame, refere o fabricante num breve enquadramento histórico, foram “adquiridas pela CP a partir de 1963, contaram com diversas séries e categorias – 1a classe, 2a classe, mistas, compartimentos, salão, restaurante e bar – tendo assegurado todo o tipo de serviço de passageiros até à sua retirada de serviço ou transformadas e modernizadas em 1985″.

img: ForoTrenes

Fotografia: ForoTrenes

Construídas pela extinta Sorefame nas décadas de 60 e 70  do Séc. XX, as carruagens circularam por toda a ferrovia portuguesa e em comboios internacionais na ferrovia espanhola.

Na actualidade, depois de modernizadas, ainda circulam em Portugal. Mas na memória de muitos modelistas, que irão certamente procurar reproduzir, está comboio internacional Sud Expresso no itinerário Lisboa/Porto – Hendaya.

No Facebook da Sudexpress Scale Models foi divulgado um preço de venda ao público estimado. Prevê-se que os primeiros modelos para comercialização possam estar no mercado até ao final de Junho de 2018, conforme a webrails.tv já anunciou no início do ano (aqui). Certamente que, com a informação já divulgada e com muitos detalhes já clarificados, os modelistas ibéricos poderão começar a planear as belas composições que se poderão fazer, traccionadas por locomotivas 2500, 2550, 1400 e outras.