free web
stats

Grande actividade em modelismo nas duas associações de Lisboa

As duas associações de Lisboa, a APAC e o CEC, anunciaram recentemente actividades em modelismo ferroviário.

Figura do anuncio do seminário da APA

Figura do anuncio do seminário da APA

A APAC, Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho-de-Ferro, anunciou a realização de um seminário de modelismo, cujo tema é a “Construção de um diorama”. O seminário decorrerá entre 3 de Março e 21 de Abril, todos os sábados no total de sete, na sede da APAC em Santa Apolónia, num total de 24 horas e tem como objectivo apetrechar os modelistas de técnicas de construção e desenvolvimento de cenários para as suas maquetes ou módulos, criando-se assim uma apetência para o desenvolvimento do hobby. Os resultados dos modelistas participantes serão expostos na sede da APAC em data a confirmar.

O seminário é pago, sendo o seu valor dependente do numero de participantes, e inclui todos os materiais que irão ser utilizados durante as 7 sessões. A APAC também confirmou que o seminário é aberto a todos, sócios e não sócios, sendo para tal apenas necessário a inscrição para apac@net.sapo.pt, até 19 de Fevereiro.

Os temas das 7 sessões são:

  1. Construção de relevo com wallmate e sua cobertura com gesso, terra e flocagem;
  2. Montagem do kit de uma ponte curta. Está previsto um kit específico, mas a escolha é livre;
  3. Instalação de um túnel em kit. Está previsto um kit específico, mas a escolha é livre;
  4. Assentamento de carril e pintura de envelhecimento, colocação de balastro e seu weathering;
  5. Construção de árvores;
  6. Construção de detalhes vários;
  7. Pintura de um fundo com aerógrafo. Este projecto é deixado para a sessão final se houver tempo.

Mais detalhes podem ser encontrados nos sites da APAC.

Vista geral da maquete do CEC

Vista geral da maquete do CEC

Entretanto o CEC, Clube dos entusiastas do Caminho-de-Ferro, na ultima edição do seu boletim interno, o Sobre Carris, anuncia ao seus sócios que o layout do clube irá ser alvo, nos próximos dois meses, de alterações profundas às limitações geométricas das curvas. Por esse facto, a utilização do layout aos sábados irá ser restringida, pois será nessas tardes que decorrerão os trabalhos de alteração previstos. Igualmente, por este facto, não irão acontecer os Encontros Mensais Temáticos de Modelismo nos meses de Fevereiro e Março.

A secção de modelismo do CEC, fundamenta a necessidade desta alteração no facto de “os fabricantes ao longo dos últimos 15 anos terem lançado modelos cada vez mais fiéis à realidade, situação que tem provocado alguns amargos de boca aos modelistas, já que a maioria das maquetes não se adapta aos novos standards de fabricação, especialmente nas curvas.

A maquete do CEC, com os seus mais de 18 anos, apresenta alguns defeitos normais das maquetes daquela altura, mas que impossibilita que muito do material existente e produzido nos últimos anos e o que está anunciado proximamente de modelos portugueses, especialmente as carruagens Sorefame, não possa vir a circular normalmente no estado actual da maquete. Para que os constrangimentos principais sejam eliminamos, as principais alterações são

  1. Alteração dos raios das linhas 1, 2 e 3, para raios superiores 450 mm;
  2. Redesenho do acesso à Praia de Triagem, que deverá ser totalmente revista em consequência do ponto anterior.”

Estes dois anúncios mostram a grande capacidade de iniciativa das duas associações, abrindo o apetite para mais e melhores dioramas, módulos ou maquetes que serão expostas em próximas exposições de modelismo ferroviário, e o melhoramento de uma maquete já conhecida de muitos e sempre disponível para que os modelistas e colecionadores possam recriar as suas composições preferidas, num ambiente ferroviário cada vez melhor.