free web
stats

IP lança RIV Espinho – Vila Nova de Gaia em Maio

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que irá lançar em Maio de 2018 a empreitada de Reabilitação Integral de Via (RIV) no troço Espinho – Vila Nova de Gaia. A supressão da Passagem de Nível junto ao Bairro Piscatório é uma das prioridades da obra, adianta a empresa.

A Infraestruturas de Portugal reuniu na passada terça-feira com a autarquia de Espinho, tendo sido debatido o protejo de RIV do troço da Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia.

Tratou-se de uma reunião técnica que contou com a presença do Presidente da C.M. de Espinho. Na ocasião foi apresentado o actual ponto de desenvolvimento do protejo e estabelecido um protocolo de colaboração entre a IP e a autarquia, para a execução de passagens desniveladas que irão permitir a supressão da Passagem de Nível localizada na zona do Bairro Piscatório, a norte do campo de golfe.

Os projectos compreendem a construção de uma Passagem Inferior Rodoviária e de uma Passagem Superior Pedonal. À autarquia caberá efectuar os arranjos na zona envolvente à linha férrea.

Ainda no âmbito deste acordo, adianta a IP, está prevista a execução de uma Passagem Inferior Pedonal no pk 317,864, em articulação com o projecto de reabilitação urbana que a autarquia tem previsto para aquela zona.

As empreitadas serão incluídas na RIV Espinho/Gaia, a ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. As intervenções têm um carácter prioritário, adianta a empresa.

A presente acção integra a candidatura submetida no âmbito do COMPETE 2020, com a designação “Linha do Norte – Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”, referente à qual se prevê um financiamento comunitário de 85%.

Os cerca de 15 quilómetros de RIV envolvem um investimento de cerca de 49 milhões de euros.