free web
stats

GPIAAF liberta relatório preliminar de descarrilamento de Abril

img: Nuno Morão

img: Nuno Morão

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários – GPIAAF divulgou esta quinta-feira o Relatório Preliminar do descarrilamento de um comboio de mercadorias na Linha da Beira Alta ocorrido em Abril.

A composição Medway, formada por máquina 4700 e 14 vagões plataforma duplos carregados com caixas móveis, era proveniente de Espanha e fazia a ligação Vilar Formoso – Alfarelos.

A ocorrência deu-se a 26 de Abril, entre as estações de Gouveia e Contenças, quando um vagão descarrilou a 11 km/h. Pelo meio percorreu cerca de 5 km até ser notado numa AMV da estação de Contenças.

A ocorrência provocou a interdição da circulação de comboios na linha da Beira Alta, entre Contenças e Gouveia, por 16 horas.

A publicação do Relatório Preliminar, informa o Gabinete, vem dar conta dos dados recolhidos no processo aberto. Nomeadamente ao nível do que foi apurado no local, através da descrição da ocorrência, material circulante, infraestrutura e como está a decorrer a investigação.

Embora o documento se destine ao registo e publicação de informação factual da ocorrência até à publicação do Relatório Final, evidencia a junção de um outro descarrilamento, também na linha da Beira Alta, a este processo.

Como os ensinamentos a retirar podem ser comuns, por apresentarem características semelhantes, o Gabinete “decidiu reunir os dois descarrilamentos no mesmo processo de investigação”.

Ao nível do material circulante acidentado, vagão laagrss detidos e mantidos pela Transfesa, com o veículo imobilizado no local, é referido que ainda não foi possível tirar conclusões.

No entanto, no Relatório Preliminar lê-se que a série já foi alvo de alerta de segurança do GPIAAF junto de autoridades de segurança dos países da União Europeia onde os vagões circulam.

Na infraestrutura, outro dos aspectos focado, é dito que se encontravam dentro dos “valores limite normativos”. No entanto “a investigação determinará a eventual relevância da infraestrutura para o descarrilamento”, salienta.

A através do relatório fica ainda a saber-se que o descarrilamento na linha da Beira Alta deu-se pelas 16h55 e que o comboio socorro chegou as 23h23.

O Relatório Preliminar pode ser encontrado AQUI