free web
stats

Portugal acolhe exercício RAILEX em Setembro

Em Setembro a GNR e a Polícia de Segurança Pública organizam em Portugal o exercício RAILEX 8. A acção insere-se plano de iniciativas do Grupo de Trabalho Segurança e Ordem Pública da RAILPOL, informou a GNR.

A realização RAILEX 8 em Portugal foi abordada no 23º encontro do Grupo de Trabalho Segurança e Ordem Pública da RailPol que teve lugar em Plovdiv (Bulgaria) a 22 e 23 de Março.

Takargo_railex17Trata-se de um exercício onde se procura melhorar a articulação entre as diversas forças e serviços de segurança, bem como da Autoridades Civis, em caso de ocorrências no modo ferroviário.

O encontro do grupo de trabalho realizado em Março, além de entregar às forças de segurança portuguesa a responsabilidade da organização serviu para o presidente e chefe de operações da RailPol enquadrarem as actividades da rede de policias ferroviárias.

Ainda no alinhamento da reunião destacou-se no programa as apresentações das equipas de pesquisa: “Compêndio de claques de futebol – RailPol” e “Documentação sobre grandes perturbações”.

A primeira centrada nas claques de futebol de clubes de países envolvendo o modo ferroviário. A segunda nos métodos e estrutura legal de produção de registos de vídeo durante eventos de massa, no ambiente ferroviário.

O balanço do exercício RAILEX 7, que teve lugar na República Checa, foi outro tema abordado.

Participaram no encontro, Roménia, França, República Checa Suíça, Bélgica, Holanda, Bulgária, Itália, Espanha, Eslováquia, Hungria, Alemanha e Portugal.

O Grupo de Trabalho Segurança e Ordem Pública é um dos cinco grupos que formam a rede RailPol.