free web
stats

Maquinistas com Pré-aviso de Greve para 16 e 17 de Abril

fernaveFIMAQ[Actualização 14.04.2018] Greve de 16 e 17 de Abril desconvocada pelo Sindicato esta sexta feira ao final da tarde.

[03.04.2018] SMAQ (Sindicato dos Maquinistas) avançou esta segunda-feira com um pré-aviso de greve de 24 horas para os dias 16 e 17 de Abril.

O anúncio foi dirigido à Tutela e operadores ferroviários, mas tem como foco o estado de arte do sistema ferroviário nacional e a realidade de uma função que está na primeira linha da segurança ferroviária.

Nos 10 pontos que fundamentam a paralisação de 24 horas, o pré-aviso expressa preocupação pela evolução cada vez menos sustentada do modo de transporte.

Identifica problemas estruturais, como a necessidade de maior protagonismo do Regulador Técnico, na fiscalização e harmonização do sector.

Na área da exploração, nomeadamente, investir qualidade e segurança do modo de transporte através da aquisição de novo material circulante, e para a necessidade de na infraestrutura se mitigaram situações que potenciam a insegurança na circulação na rede ferroviária nacional.

Ao nível da função alerta para a necessidade da uniformização da idade da reforma dos maquinistas para os 65 anos, e a criação de uma regime de acesso à reforma a partir dos 60 anos, uma vez que se trata de uma profissão de desgaste rápido.

Defende ainda a necessidade de formação e contratação de novos maquinistas. A extensão da contratação colectiva a todas as empresas do sector, e a integração dos maquinistas formados nos cursos da Fernave dentro desse quadro.

A paralisação anunciada para os dias 16 e 17 tem expressão no serviço prestado pelas empresas de transporte ferroviária de passageiros e mercadorias.