free web
stats

Módulos portugueses integram encontro de Modelismo de Jaca

mod_CIM-HO_sergio

Módulo de Sérgio Barreto

A localidade aragonesa de Jaca (Huesca), junto à fronteira de Espanha com França, acolhe de 13 a 15 de Abril o encontro de Primavera do Clube Ibérico de Módulos H0 (CIMH0) (cartaz)

Durante os três dias, à festa de modelismo ferroviário à escala 1:87, vão juntar-se mais de 100 modelistas e um número superior de módulos, numa grande maqueta modular.

Portugal, com módulos inspirados em ambientes nacionais, vai estar representado por cinco modelistas, adiantou Ricardo Santos do CIMH0. O evento vai contar com cerca de 20 metros de módulos portugueses embora não tenha precisado o número módulos que irão estar presentes.

Mod_CIMH0_Fig0111Vão marcar presença módulos já conhecidos, como a estação de Martingança do Ivo, e Bouro do Rui Ferreira, na linha do Oeste. O modelista Ricardo Santos escalou o entroncamento imaginário de Alcabrichel.

Na comitiva nacional está ainda prevista a presença de módulos de época em ambiente português do modelista Sérgio Barreto, e os módulos, alguns ainda em progressão, de Mário Fernandes que marcaram presença no Entroncamento, no Encontro de Primavera de 2017.

Mod_CIMH0_P1705Além da grande maqueta modular o encontro vai ter como atractivo, modelismo tripulado de cinco polegadas. Uma proposta particularmente interessante para os mais novos, porque podem andar de comboio.

Entretanto, a grande novidade, agora confirmada, o próximo Encontro de Primavera CIMH0, em 2019, será em Lisboa.

Entretanto, em Espanha decorrerão mais encontros Durante 2018, não estando previsto nenhum encontro em Portugal este ano. O que é pena, já que os encontros do grupo em Portugal são normalmente muito concorridos e de grande variedade de presenças, não limitando a apresentação de módulos em vários estágios de produção, de vários tipos de modelistas, desde os mais perfeccionistas no ambiente e na produção aos mais simples, de iniciados ou de modelistas menos experimentados.

Mas, o anúncio para a primavera de 2019 de um encontro em Lisboa deverá desde já encorajar os modelistas a participar, têm um ano para fazerem um módulo e apresentarem-se.